Cris Fibe: Lamento que nome de Anielle tenha sido exposto; foco não é ela
O foco das acusações de assédio sexual contra Silvio Almeida, ministro dos Direitos Humanos e Cidadania, não deveria ser Anielle Franco, ministra da Igualdade Racial, que teve seu nome exposto em meio ao caso, disse a colunista Cris Fibe no UOL News desta sexta (6).
Reportagem do portal Metrópoles afirma que Almeida é alvo de denúncias de assédio sexual, uma delas contra Anielle, que não se manifestou e tem sido pressionada a falar sobre o assunto. Alguns ministros teriam conhecimento dos casos, segundo a colunista da Folha de S.Paulo Mônica Bergamo.
Anielle não tem que ser obrigada a nada. Lamento que o nome dela tenha sido exposto, à revelia dela. A Anielle não queria confirmar e também nunca negou, como continua fazendo até agora. É difícil e delicado expor o nome de uma vítima de um crime sexual, qualquer que seja.
Por outro lado, quando vemos que uma ministra está silenciada, com medo de falar diante de um homem poderoso, imaginamos o que tantas mulheres não passam no Brasil e como é difícil denunciar.
Vemos uma das razões pelos quais é muito difícil denunciar: neste momento, há muita gente com a pedra na mão e a jogando na Anielle. Vi os comentários e o post do Silvio Almeida no Instagram e há muita gente pronta para defendê-lo e o apoiando sem saber, sem ter ouvido. Há essa cobrança muito grande para a Anielle falar.
É muito delicado. Essa bigorna que caiu sobre nossas cabeças ontem está muito focada nela, embora haja denúncias de outras vítimas que permanecem anônimas. O mundo ideal da denúncia seria o acusado estar no foco, e não quem acusa. Cris Fibe, colunista do UOL
Cris ressaltou a importância de as mulheres denunciarem casos de assédio, encorajando outras a fazer o mesmo e evitar a impunidade.
É importante denunciar porque é a única maneira de parar um violador de mulheres. Mas é muito difícil, porque o foco sempre volta para a mulher, tacando pedra em vez de fortalecê-la para que fique protegida. Anielle está muito exposta nesse caso. Ela está no olho do furacão.
Como a PF abriu investigações, a conduta do ministro pode ser investigada sem a denúncia da Anielle. Mas se ela fizer isso, fortalece. Nenhuma mulher é obrigada a denunciar este tipo de crime, mas quando o faz dá subsídio para que outras mulheres, eventualmente vítimas do mesmo crime, sejam credibilizadas e acreditadas.
É importante a Anielle denunciar, mas não é imprescindível para que a conduta dele seja investigada. Há outros relatos; se não houvesse mais ninguém falando contra ele e ela não denunciasse, isso ficaria parado mesmo e não aconteceria nada. Esperamos que Anielle se pronuncie. Sinto muito por isso. É um crime que, no fim, gera vergonha, culpa e medo nas mulheres. Cris Fibe, colunista do UOL
Tales: Caso Silvio Almeida deixa Lula em apuros após titubear com Juscelino
A acusação de assédio sexual contra Silvio Almeida deixa Lula em situação delicada, uma vez que o presidente já relutou em afastar Juscelino Filho, ministro das Comunicações, mesmo diante de graves denúncias, afirmou o colunista Tales Faria.
Lula fica em apuros até porque já titubeou, para dizer o mínimo, no caso do Juscelino Filho, ministro das Comunicações. No caso de Juscelino, que foi acusado de construir uma estrada para beneficiar a fazenda da família, Lula deveria tê-lo afastado imediatamente. Não fez isso, e agora fará com Silvio Almeida.
Terá que fazer, porque é uma denúncia gravíssima. Mas fica esquisito: não fez antes e fará agora. Isso deixa Lula ainda mais confuso, mas ele é surpreendente. Pode ocorrer de tudo nesse encontro entre ele e o ministro. Creio que Lula insistirá e dirá ao ministro 'na atual situação, não dá para você ficar'. Tales Faria, colunista do UOL
Newsletter
PRA COMEÇAR O DIA
Comece o dia bem informado sobre os fatos mais importantes do momento. Edição diária de segunda a sexta.
Quero receberO UOL News vai ao ar de segunda a sexta-feira em duas edições: às 10h com apresentação de Fabíola Cidral e às 17h com Diego Sarza. O programa é sempre ao vivo.
Quando: De segunda a sexta, às 10h e 17h.
Onde assistir: Ao vivo na home UOL, UOL no YouTube e Facebook do UOL.
Deixe seu comentário