Topo

Esse conteúdo é antigo

Aplicação de vacinas é suspensa por greve da enfermagem em Campo Grande

Categoria busca acordo com prefeitura  - iStock
Categoria busca acordo com prefeitura Imagem: iStock

Do UOL, em São Paulo

27/02/2023 19h04Atualizada em 28/02/2023 11h55

A aplicação de vacinas e realização de testes de covid-19 estão suspensos na rede pública de saúde de Campo Grande em decorrência da greve da enfermagem. A categoria anunciou a paralisação das atividades na noite de ontem.

Ainda na segunda-feira (27), porém, a Justiça determinou o retorno das atividades após ação da prefeitura que considerava ilegal a paralisação. Com a decisão, a categoria marcou nova assembleia geral para esta terça-feira (28), a fim de decidir as próximas ações.

A administração municipal também ressaltou que os serviços são essenciais para o controle e combate de casos de coronavírus. Além disso, disseram que a suspensão do serviço afeta "diretamente a cobertura das doses de rotina, que apresenta uma queda significativa nos últimos anos" e dificulta o acesso da população que busca proteção "contra vírus altamente nocivos à saúde pública".

"O Executivo Municipal é sensível às demandas da enfermagem. O diálogo e o entendimento seguem permanentemente abertos com todas as categorias", diz a nota da prefeitura.

A categoria reivindica adicional insalubridade e enquadramento do Plano de Cargos e Carreira da categoria, visando o pagamento do Piso Nacional e equiparação dos valores do auxílio-alimentação de técnicos e enfermeiros aos servidores administrativos da educação.

O UOL entrou em contato com SINTE/PMCG (Sindicato dos Trabalhadores Públicos em Enfermagem de Campo Grande), mas não obteve retorno.