Obama e Merkel qualificam de 'perigosa escalada' presença de comboio russo na Ucrânia

Em Paris

A crise na Síria em fotos
A crise na Síria em fotos
WASHINGTON, 23 Ago 2014 (AFP) - O presidente americano, Barack Obama, e a chanceler alemã, Angela Merkel, advertiram nesta sexta-feira que a Rússia está desencadeando uma "perigosa escalada" no conflito na Ucrânia com sua presença na fronteira e o envio de um comboio humanitário.

Segundo a Casa Branca, os dois líderes qualificaram de "imperativo" que o comboio russo abandone o território ucraniano, destacando que esta coluna de 300 caminhões sem a autorização de Kiev constitui uma "provocação suplementar e uma violação da soberania da Ucrânia".

Obama e Merkel expressaram ainda sua "preocupação pelo grande número de tropas russas na fronteira com a Ucrânia, a presença de pessoal militar russo na Ucrânia e o bombardeio do território ucraniano, que representam uma perigosa escalada" do conflito.

O presidente dos EUA estimou que a situação "continua se deteriorando" desde que o avião da Malaysian Airlines foi derrubado sobre o território ucraniano controlado pelos separatistas pró-Moscou, no mês passado.

O Ocidente acusa os separatistas pela derrubada do avião, enquanto Moscou culpa o governo em Kiev.

Os dois líderes pediram à Rússia que retire suas tropas da região e detenha o fluxo de armas, veículos e pessoal para o leste da Ucrânia, e "destacaram a importância de um cessar-fogo bilateral acompanhado do fechamento e do monitoramento efetivo da fronteira".

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos