Topo

Parlamentares negros denunciam casos de racismo e transfobia

A vereadora Benny Briolly afirma ter sido vítima de transfobia - Divulgação/Benny Briolly
A vereadora Benny Briolly afirma ter sido vítima de transfobia Imagem: Divulgação/Benny Briolly

Do Núcleo de Diversidade

20/05/2022 10h00

Esta é a versão online para a edição desta sexta-feira (20/05) da newsletter Nós Negros. Para assinar esse e outros boletins e recebê-los diretamente no seu email, cadastre-se aqui.

Desde que assumiram seus mandatos em diferentes casas legislativas, sejam municipais ou estaduais, parlamentares negros e transexuais têm exposto e denunciado comentários racistas e transfóbicos que recebem. Recentemente, a vereadora Benny Briolly (PSOL), primeira mulher trans a ser eleita no Rio de Janeiro, chegou a ser chamada de "aberração da natureza" durante um discurso do deputado Rodrigo Amorim (PTB) na Alerj.

Em Curitiba (PR), o vereador Renato Freitas (PT), recebeu um e-mail disparado pelo endereço do também vereador Sidnei Toaldo (Patriota) com o recado de "Volta para a senzala". Já em São Paulo, em discurso transfóbico na Alesp, o deputado estadual Douglas Garcia (Republicanos) citou a deputada estadual Erica Malunguinho (PSOL), primeira mulher transexual eleita no estado paulista.

***

INTERNACIONAL... A advogada, ativista ambiental e ex-trabalhadora doméstica Francia Márquez pode ser a primeira vice-presidente negra da Colômbia. Em 2018, ela ganhou o Prêmio Goldman, conhecido como o "Nobel do Meio Ambiente". Ela está na chapa do senador de esquerda e ex-guerrilheiro Gustavo Petro, da coalizão Pacto Histórico, e favorito em todas as pesquisas eleitorais naquele país.

***

FRAUDE... O CNJ (Conselho Nacional de Justiça) suspendeu temporariamente a posse de Tarcisio Francisco Regiani Júnior como juiz substituto no TJ-RJ (Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro). Regiani Júnior foi aprovado para uma das vagas reservadas para candidatos negros, mas segundo a decisão, há "fortíssimos indícios" de que ele seja branco.

***

AVENTURA... Um grupo formado apenas por alpinistas negros chegou ao topo do Monte Everest, no Nepal. Eles dizem ser o primeiro grupo do tipo a alcançar tal façanha. Até o momento, o feito foi reconhecido apenas pela North Face, empresa especializada em equipamento de montanhismo e patrocinadora do time. A equipe ainda ainda não informou se enviará sua iniciativa para avaliação do Guinness World Records.

***

FUTEBOL... O Corinthians emitiu um comunicado oficial abordando o caso de racismo por parte de um torcedor do Boca Juniors e as dificuldades enfrentadas pelos torcedores corintianos no empate por 1 a 1 contra os argentinos, em La Bombonera, na última quarta-feira.

***

DANDO A LETRA

Cris  - NathalieBohm/TV Cultura - NathalieBohm/TV Cultura
A empreendedora Cris Guterres, colunista de Universa, é a nova apresentadora do Estação Livre, da TV Cultura
Imagem: NathalieBohm/TV Cultura

Só consegui contar a outras mulheres quando já tinha 32 anos. Foi em uma roda de conversa que revelei o abuso. No mesmo dia, tomei coragem de falar desse e de outros abusos que eu havia sofrido ao longo da vida, pois tinha entendido que a culpa que eu carregava não era minha".
Cris Guterres, jornalista

Em Universa, Cris Guterres chama a atenção para o movimento #AgoraVcSabe em combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes.

Em Esporte, Eliana Alves Cruz aborda a violência contra a mulher e racismo em: Futebol, alegria do povo?

Em VivaBem, Larissa Cassiano orienta sobre o trabalho das doulas, o que elas fazem e quais os benefícios para a gestante em ter o acompanhamento de uma.

E em Ecoa, Eduardo Carvalho defende que o Brasil do futuro começa nas cidades.

***

PEGA A VISÃO

Ana Clara - Reprodução/Redes Sociais - Reprodução/Redes Sociais
A assistente de produção Ana Clara da Mota Santos e seu pai
Imagem: Reprodução/Redes Sociais

Criamos nossos filhos para dar a eles a responsabilidade de trabalharem sua identidade, que é afro e é linda, e saber que todos somos iguais, pelas leis jurídicas e até divinas. Vamos levar para frente sim porque crime é para ser punido, e mostrar às pessoas que ninguém deve se calar com esse tipo de violência. Deixar de denunciar é aceitar o racismo estrutural como a regra".
Cláudio Anderson dos Santos, advogado

A assistente de produção Ana Clara da Mota Santos, de 23 anos, denunciou o pastor Lázaro Augusto da Rosa, da Igreja Universal, por ato de racismo no ambiente de trabalho. A denúncia foi feita após a jovem ouvir dele: "Ana, Ana, tem que passar chapinha". A fala ocorreu, segundo ela, durante a gravação de um programa em Belo Horizonte.

Apoiada pelo pai e advogado, Cláudio Anderson dos Santos, ela conseguiu recuperar a gravação de áudio que comprova a conversa e decidiu levar à delegacia. O enquadramento em injúria racial ainda está sendo analisado pela polícia, que investiga o caso.

***

SELO PLURAL

Papo Preto - Arte/UOL - Arte/UOL
Podcast Papo Preto 2022
Imagem: Arte/UOL

No episódio # 79 de Papo Preto, o apresentador Yago Rodrigues recebe a instrumentista, cantora e compositora Nath Rodrigues, que lançou no dia 13 de maio seu segundo trabalho solo. A cantora mineira, que busca se conectar às tradições e culturas pretas, tem seu trabalho influenciado pela capoeira, umbanda e música popular.