Topo

Combatentes islamitas dizem que ainda detêm reféns em shopping do Quênia

Do UOL, em São Paulo

24/09/2013 06h24

O grupo armado que atacou no sábado (21) um centro comercial de Nairóbi (Quênia) ainda detinha na manhã desta terça-feira (24) reféns vivos, afirmam em sua conta no Twitter os islamitas somalis Al-Shabab, que reivindicaram o ataque.

O governo havia informado anteriormente que todos os reféns haviam sido resgatados.

"Os reféns detidos pelos mujahedines no interior do (shopping) Westgate ainda estão vivos, comovidos, mas vivos", escreveram nesta terça-feira os membros das milícias A-Shabab, afiliados à Al-Qaeda, em sua conta no Twitter.

Ao menos 62 pessoas morreram e outras 180 ficaram feridas durante o episódio, que já dura 72 horas. Segundo a Cruz Vermelha, há cerca de 60 desaparecidos com os quais não foi possível entrar em contato desde que começou o ataque.

Forças Armadas continuam operação

As Forças Armadas do Quênia informaram na manhã desta terça-feira que militares continuam à procura de terroristas no shopping.

"As Forças Armadas continuam neutralizando a ameaça terrorista; tropas agora em operação de limpeza [em referência à morte dos milicianos]", informaram por meio do Twitter.

Ministra confirma presença de americanos entre autores

A ministra de Relações Exteriores do Quênia, Amina Mohammed, afirmou nesta segunda-feira ao canal "PBS" que entre os autores do ataque havia "dois ou três" cidadãos americanos.

 

Amina explicou no programa informativo "Newshour" que os americanos que participaram do tiroteio tinham entre 18 e 19 anos, eram de origem somali e árabe, e um deles é procedente do estado de Minnesota.

A ministra de Relações Exteriores também confirmou a participação de uma mulher britânica que, segundo suas informações, já tinha participado anteriormente em atos terroristas.

A porta-voz do Departamento de Estado americano, Jen Psaki, assegurou hoje que as autoridades estão trabalhando para elucidar se algum cidadão americano esteve envolvido no ataque, mas não deu dados sobre a investigação.

Se for confirmada, também não seria a primeira vez que um grupo terrorista radical recruta cidadãos americanos para suas fileiras.

Saiba mais sobre o grupo islâmico Al-Shabab

  • Grupo responsável pelo ataque ao shopping chegou a controlar boa parte da Somália

O exército queniano finalmente conseguiu tomar hoje o "controle" do centro comercial Westgate de Nairóbi, ocupado desde sábado passado pela milícia fundamentalista somali Al Shabab.

A polícia informou da detenção de mais de dez suspeitos relacionados com este ato terrorista, no qual, após 61 horas, morreram pelo menos 62 pessoas e outras 180 ficaram feridas.

Segundo a Cruz Vermelha, também há cerca de 60 desaparecidos com os quais não foi possível entrar em contato desde que começou o ataque.

Durante estes três últimos dias, as forças de segurança e os corpos de voluntários conseguiram evacuar mais de mil pessoas do Westgate, um dos shoppings mais luxuosos da cidade e frequentado por expatriados e quenianos de classe alta. (Com agências internacionais)