Topo

Jacarés do papo amarelo são apreendidos em duas casas na zona oeste do Rio

Marcela Lemos

Colaboração para o UOL, no Rio de Janeiro

10/06/2019 10h28

Três jacarés da espécie papo amarelo foram apreendidos na favela do Rola, em Santa Cruz, na zona oeste do Rio de Janeiro, no último sábado (8). Policiais militares do Comando de Polícia Ambiental (CPAM) apreenderam os animais após denúncias de criação ilegal em dois pontos da região.

No primeiro endereço, o animal estava em um lago de uma casa. Um homem foi detido e encaminhado para a delegacia. Um revólver calibre 38 com munições também foi apreendido. Os outros dois jacarés foram localizados em um segundo terreno e os bichos foram encaminhados para o Parque Chico Mendes, no Recreio dos Bandeirantes, também na zona oeste da cidade.

Os animais apreendidos na ação eram dois machos e uma fêmea que mediam cerca de 1,5 m de comprimento. Eles seriam usados para exploração de carne e couro, de acordo com a Polícia Militar.

Jacarés apreendidos no Rio - Divulgação/PMERJ - Divulgação/PMERJ
Jacarés mediam cerca de 1,5 de comprimento
Imagem: Divulgação/PMERJ
Há dois meses, jacarés criados em um sítio na mesma região fugiram após o muro do imóvel desabar durante um temporal que atingiu a cidade. Uma equipe da Patrulha Ambiental da prefeitura foi acionada. Na ocasião, a prefeitura informou que o aviso sobre a fuga dos animais foi feito pela Central 1746.

No ano passado, a favela do Rola registrou cinco dias seguidos de tiroteio entre traficantes e milicianos. Os dois grupos travavam uma disputa pelo controle da comunidade. Devido ao histórico de violência, 22 estações do BRT Transoeste (transporte em ônibus articulados em faixas exclusivas) localizadas ao longo da Avenida Cesário de Melo - uma das principais da região - foram desativadas e fez com que o corredor encolhesse o serviço prestado na região em quase um terço.