Britânicos fazem minuto de silêncio por vítimas de atentado na Tunísia

Em Londres

O Reino Unido parou nesta sexta-feira (2) ao meio-dia para fazer um minuto de silêncio em homenagem às 38 vítimas do atentado da Tunísia, 30 delas turistas britânicos.

Em Wimbledon, o evento mais importante do momento, as milhares de pessoas que lotam o All England Club pararam para observar o minuto de silêncio, assim como fez a rainha Elizabeth II durante uma visita a Glasgow.

As partidas do torneio começaram com 45 minutos de atraso em relação à hora habitual (11h30) para permitir que as pessoas se somassem à homenagem.

A rainha e o primeiro-ministro David Cameron participaram do tributo, assim como escolas e dependências estatais, onde a bandeira ondeou a meio mastro, incluindo no palácio de Buckingham.

Trinta e oito estrangeiros, incluindo 30 britânicos, foram assassinados no dia 26 de junho em um ataque por um estudante tunisiano de 23 anos contra turistas que estavam na praia e na piscina de um hotel.

Os funcionários das agências de viagens TUI, que engloba as empresas Thomson e First Choice, com as quais as vítimas contrataram suas viagens, se reuniram em silêncio na porta de sua sede.

Também houve uma cerimônia fora do estádio do clube de futebol Walsall, no centro da Inglaterra, em homenagem a três homens da mesma família, torcedores da equipe, que morreram no atentado.

A rainha e seu marido, Philip de Edimburgo, se somaram ao tributo durante uma visita à Universidade Strathclyde de Glasgow, enquanto Cameron o fez em sua circunscrição de Witney, no noroeste de Londres.

A foto do primeiro-ministro em sua conta no Twitter foi substituída pelo slogan "Lembre da Tunísia".

As autoridades britânicas lançaram uma investigação sobre o atentado e a polícia disse que recolheu os depoimentos de 275 testemunhas, e que há outras 1.200 com as quais pode estar interessada em falar.

Na cena do crime, a praia do hotel Riu Imperial Marhaba em Port El Kantaoui, perto de Sousse (140 km ao sul da cidade de Túnis), também foi respeitado o minuto de silêncio, no qual participaram turistas e autoridades.

Estima-se que o atentado pode provocar perdas de 450 milhões de euros em 2015 à muito necessitada economia tunisiana, disse o ministério do Turismo.

Os corpos de 17 vítimas britânicas já foram repatriados em um avião de transporte militar. Outros oito chegarão nesta sexta-feira e os demais no sábado.

Os restos serão entregues às famílias depois de um exame forense.

Três cidadãos irlandeses, dois alemães, um belga e um português também morreram nos atentados.

O minuto de silêncio ocorre a poucos dias do décimo aniversário dos atentados coordenados contra o transporte público de Londres, que deixaram 52 mortos, no dia 7 de julho de 2005.

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos