Topo

"Três é dez": promoção de cerveja é "marca registrada" do Carnaval em PE

Nas ruas de Olinda, a promoção "3 é 10" não conhece inflação - Alcione Ferreira / UOL
Nas ruas de Olinda, a promoção "3 é 10" não conhece inflação Imagem: Alcione Ferreira / UOL

Mateus Araújo

Colaboração para o UOL, em Olinda

05/03/2019 18h41

Não tem quem passe despercebido. Por onde se anda, seja em Olinda ou no Recife, vai se ouvir ou ver (ou os dois) a frase "3 é 10", repetidamente. É a promoção das cervejas em latões que, entra ano e sai ano, não muda de preço. Virou uma tradição. 

"Se a gente for vender mais caro, meu filho, não vende", explica o ambulante Tonho Careca, 57 anos, que há 25 vende bebidas em festas de rua do Recife. "Nas outras festas, como São João, a gente vende cada lata por R$ 5, mas no Carnaval tem que ser mais barato". 

Ele é morador de Caruaru, no interior do estado, e se muda para o Recife durante o período carnavalesco. "A gente acompanha na calçada do Cais de Santa Rita [região central da capital]. Não tem dinheiro para hospedagem, dorme na rua mesmo. Mas a gente consegue lucrar", explica.

Trabalhadores aproveitam a época de Carnaval para fazer uma renda extra com a promoção - Alcione Ferreira / UOL - Alcione Ferreira / UOL
Trabalhadores aproveitam a época de Carnaval para fazer uma renda extra com a promoção
Imagem: Alcione Ferreira / UOL
Para o também ambulante Rui dos Santos, 45 anos, o período de Carnaval é o momento de ganhar uma renda extra. "Durante o ano, faço Uber. Aí no Carnaval venho vender uma cervejinha aqui", conta ele, que é morador de Olinda. "O povo já sabe e chega pedindo 3 por 10. E dá pra lucrar, porque a gente pega umas promoções, faz um estoquezinho e vende demais. Não tem isso de inflação."

A professora Mércia Lima, 49 anos, é uma das compradoras dos latões. "Você junta uns três amigos e compra. Sai na vantagem. Mas não dá para serem só duas pessoas, porque esquenta [a bebida] rápido", brinca. 

O estudante de publicidade Pablo Almeida, 20 anos, conta que com a promoção dá pra beber gastando pouco. "Já é certo chegar no Carnaval e comprar 3 latões por 10 reais."

Recife e Olinda