Topo

Recife abre Carnaval unindo tradição popular, música eletrônica e brega

Vista aérea do Marco Zero do Recife durante a abertura oficial do Carnaval 2019 - Arnaldo Carvalho/JC Imagem/Estadão Conteúdo
Vista aérea do Marco Zero do Recife durante a abertura oficial do Carnaval 2019 Imagem: Arnaldo Carvalho/JC Imagem/Estadão Conteúdo

Mateus Araújo

Colaboração para o UOL, no Recife

01/03/2019 21h13

O Carnaval do Recife começou oficialmente na noite de hoje com festa no Marco Zero, centro histórico da cidade. Um espetáculo inédito unindo manifestações da cultura popular pernambucana e batidas de música eletrônica marcou a cerimônia, chamada de "O Carnaval de Todo Mundo".

Com coreografia de Dielson Pessoa, ex-bailarino da companhia de Deborah Colkerestiveram reunidos no palco grupos de maracatu, escola de samba e caboclinhos, dançando com bailarinos de dança contemporânea e participantes da batalha do passinho, tendência nas periferias do Recife. 

O percussionista Lucas dos Prazeres, um dos mais expressivos da atual geração, cantou acompanhado de afoxés e maracatus, celebrando a cultura negra do Pernambuco. "Não há nada de errado com a nossa etnia", disse ele.

A grande novidade deste ano, no entanto, é o espaço dado aos cantores de música brega. 

Paralelo à apresentação no Marco Zero, as ruas do bairro também foram tomadas por pequenos blocos que circulam animando as pessoas.

Recife e Olinda