Conteúdo publicado há 17 dias
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A agitada sucessão de Arthur Lira (PP-AL) na presidência da Câmara já provocou uma primeira fissura no centrão comandado pelo deputado há quatro anos. A análise está no episódio desta semana do podcast A Hora do UOL.

A indicação de Lira de apoio a Hugo Motta (Republicanos-PB) jogou seu aliado e amigo Elmar Nascimento (União Brasil-BA) para o outro lado da trincheira.

O deputado baiano se disse traído e passou a operar um acordo com Antonio Brito (PSD-BA) para disputarem aliados a presidência da Câmara eventualmente contra Hugo Motta.

É um racha no grupo que deu vitórias sucessivas a Lira no comando da Casa.

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Rádio e TV impulsionam prefeitos candidatos à reeleição

Ricardo Nunes (MDB), prefeito de São Paulo e candidato à reeleição
Ricardo Nunes (MDB), prefeito de São Paulo e candidato à reeleição Imagem: Reprodução/YouTube

Três dos maiores colégios eleitorais do país exemplificam dois fatores determinantes nestas eleições municipais: o poder da máquina das prefeituras e a ressurreição da propaganda de rádio e TV como principal veículo de comunicação das campanhas.

A velha propaganda de TV e rádio no horário eleitoral catapultou o prefeito Ricardo Nunes (MDB) de 19% para 27% das intenções de voto em São Paulo no Datafolha. Ele está tecnicamente empatado com Guilherme Boulos (PSOL), que oscilou de 23% para 25% no mesmo período (entre 22 de agosto e 12 de setembro). São os favoritos para irem ao segundo turno. Ambos deixaram Pablo Marçal (PRTB) para trás, com 19%. Marçal não tem tempo no horário eleitoral porque seu partido é minúsculo e foi barrado pela cláusula de barreira.

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Nunes não foi o único prefeito candidato à reeleição que cresceu após o início da propaganda na TV. Em Belo Horizonte, Fuad Noman (PSD) dobrou sua pontuação na pesquisa Quaest, de 9% para 18%, após o início do horário eleitoral. Ele aparece agora como o candidato com mais chances de ir ao segundo turno junto com Mauro Tramonte (Republicanos), que lidera com 27%.

No Rio de Janeiro, o prefeito Eduardo Paes (PSD) ampliou sua enorme vantagem sobre os concorrentes e chegou a 64% das intenções de voto estimuladas (quando o pesquisador mostra uma cartela com o nome dos candidatos ao eleitor) no Datafolha. Tão importante quanto isso, Paes aumentou em 8 pontos sua marca na pesquisa espontânea (quando o eleitor cita de cabeça o nome de seu candidato). A TV e o rádio ajudaram a consolidar o eleitorado do prefeito que busca a reeleição.

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A hora e a vez do médico que faz mortos 'falarem'

Paulo Saldiva
Paulo Saldiva Imagem: Raquel Arriola/UOL

Paulo Saldiva é cientista, ciclista e gaitista. Um dos pesquisadores mais citados do mundo sobre o efeito da poluição do ar na saúde humana, publicou artigos que se tornaram referência sobre o tema nas principais revistas científicas. Mas sua história é muito mais interessante do que essa apresentação.

Médico patologista, comanda o maior centro de autópsias do mundo, na Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Ele - e cada um de seus colegas - faz cerca de 40 delas por dia. São quase 20 mil autópsias por ano naquele laboratório subterrâneo - que serviria como cenário perfeito para um filme de suspense.

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Movido por uma curiosidade de investigador, Saldiva faz os mortos "falarem" para seus microscópios e aparelhos de ultrassonografia. Das amostras e imagens dos corpos, extrai evidências que revelam muito mais do que as causas de mortes.

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Escute a íntegra do podcast A Hora

Podcast A Hora, com José Roberto de Toledo e Thais Bilenky

A Hora é o novo podcast de notícias do UOL com os jornalistas Thais Bilenky e José Roberto de Toledo. O programa vai ao ar todas as sextas-feiras pela manhã nas plataformas de podcast e, à tarde, no YouTube.

Escute a íntegra nos principais players de podcast, como o Spotify e o Apple Podcasts já na sexta-feira pela manhã. À tarde, a íntegra do programa também estará disponível no formato videocast no YouTube. O conteúdo dará origem também a uma newsletter, enviada aos sábados de manhã.

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Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL.

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