Pesquisa mostra Flávio Bolsonaro como principal rival de Lula em Alagoas
Pesquisa encomendada pelo MDB de Alagoas coloca o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) como principal rival do presidente Lula na disputa presidencial em 2026.
O pesquisador apresentou quatro nomes para escolha dos entrevistados. O resultado: Lula (52%); Flávio Bolsonaro (27%); Pablo Marçal (5%) e Ronaldo Caiado (1%). Dos entrevistados, 12% disseram estar indecisos e 3% afirmaram que votariam em branco ou nulo.
A pesquisa Ibrape foi realizada entre 13 e 17 de dezembro com 3 mil eleitores. A margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos. A margem de confiança é de 95%, segundo o instituto.
Marçal (PRTB) tem a maior rejeição, segundo a pesquisa: 34% dizem que não votariam nele de jeito nenhum, seguido de Flávio Bolsonaro (31%); Lula (26%) e Caiado (21%).
O nome do ex-presidente Jair Bolsonaro não foi pesquisado, pois ele está inelegível por decisão do TSE (Tribunal Superior Eleitoral). Uma das hipóteses é que lance Flávio ou Eduardo Bolsonaro na disputa.
Tradicionalmente, Lula vence as eleições em Alagoas. A pesquisa indica que quem tem o apoio do petista aumenta suas chances de ser votado para cargos majoritários.
Renan e Lira lideram para o Senado
A pesquisa também testou o cenário para a eleição ao Senado. Em 2026, serão duas vagas para a Casa Legislativa. Renan Calheiros (MDB) e Arthur Lira (PP) aparecem como os preferidos dos eleitores, com Renan como primeira opção de voto (41%) e Lira como a segunda opção (26%). Os dois são rivais em Alagoas.
A pesquisa mostra que a rejeição dos dois está no mesmo patamar: 20% e 16%, respectivamente.
Lira tem buscado o apoio do presidente Lula para sua candidatura ao Senado. Nas conversas, pede que Lula construa um pacto de não agressão.
O nome do prefeito JHC (PL) não foi pesquisado. Analistas locais dizem que o prefeito é um pré-candidato ao Senado competitivo que pode rivalizar com Lira.
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.