Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.
TSE: Lula deve nomear um homem e uma mulher, com aceno ao PT e a Moraes
Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva deve escolher para o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) um ministro e uma ministra nos próximos dias. A ideia é que as nomeações atendam a demandas do PT e do presidente da corte, Alexandre de Moraes. Com maioria para o governo Lula no TSE, a expectativa é que Moraes paute o julgamento das ações que pedem a inelegibilidade de Bolsonaro.
O STF (Supremo Tribunal Federal) aprovou hoje por unanimidade uma lista quádrupla. Os nomes sugeridos serão enviados a Lula, que escolherá dois.
Como antecipou a coluna, as opções do presidente são:
André Ramos Tavares, atual ministro substituto do TSE e ligado a Moraes;
Floriano de Azevedo Marques Neto, professor da USP (Universidade de São Paulo) e também ligado a Moraes;
Edilene Lôbo, advogada do PT e ligada à presidente do partido, Gleisi Hoffmann;
Daniela Borges, que tem o apoio da ministra Cármen Lúcia.
Para atender ao pedido do presidente do TSE, Lula deve indicar para uma das vagas Floriano Marques Neto.
A outra vaga deve ficar com Edilene Lôbo, por dois motivos. Um deles é agradar setores do PT que defendem a presença de uma mulher negra no tribunal.
O outro motivo para escolher Edilene, e não Daniela, é que prestigiar Cármen Lúcia neste momento não seria uma prioridade para Lula. Em abril de 2018, a ministra deu um voto de desempate em plenário que resultou na negativa de um habeas corpus para o petista, que estava preso.
Os quatro advogados que entraram na lista quádrupla foram recebidos nesta semana em audiência pela presidente do STF, Rosa Weber.
As duas vagas foram abertas na semana passada, com o término dos mandatos de Carlos Horbach e Sérgio Banhos. Ambos foram escolhidos pelo ex-presidente Jair Bolsonaro. Com os novos ministros empossados, o atual governo terá maioria no TSE.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.