Carolina Brígido

Carolina Brígido

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
Reportagem

Com juiz nomeado, TRE do Paraná planeja julgar Sergio Moro em março

Foi publicada no Diário Oficial da União desta quinta-feira (22) a nomeação de José Rodrigo Sade para a cadeira vaga no TRE (Tribunal Regional Eleitoral) do Paraná. Com o colegiado completo, o presidente da corte, Sigurd Bengtsson, definirá a data do julgamento que pode culminar na cassação do mandato de senador do ex-juiz Sérgio Moro. Segundo fonte to tribunal, o julgamento deve ser agendado para março.

Embora o tribunal tenha pressa em resolver a situação, não deve ser possível debater o caso em plenário na próxima semana, porque primeiro Sade precisa tomar posse no cargo em cerimônia a ser realizada no próprio tribunal.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva já tinha decidido desde o início do mês o ocupante da cadeira, como noticiou a coluna. O nome emperrou na Casa Civil porque, na opinião de assessores de Lula, nenhum integrante da lista tríplice tinha o perfil considerado ideal para a vaga.

Sade foi advogado do ex-procurador da República Deltan Dallagnol, que foi chefe da força-tarefa da Lava Jato em Curitiba, elegeu-se deputado e teve o mandato cassado. Ainda assim, foi considerado "o menos pior" por aliados de Lula.

A ação contra Moro foi ajuizada pelo PL e pela Federação Brasil da Esperança (PT, PCdoB e PV). Moro foi acusado de ter cometido abuso de poder econômico por ter utilizado recursos na campanha de 2022 sem declarar à Justiça Eleitoral.

Qualquer que seja o resultado, os derrotados poderão recorrer ao TSE (Tribunal Superior Eleitoral), que dará a palavra final. Se a decisão final for pela cassação, será realizada nova eleição para preencher a cadeira de Moro no Senado. Isso porque a ação pede a cassação da chapa eleita. Ou seja, a decisão atingiria também os dois suplentes do senador.

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário

Só para assinantes