Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.
Simone Tebet precisa aproveitar o impulso do debate
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Comentei, na Live UOL de quarta-feira (31), o desempenho da candidata Simone Tebet (MDB), que soube reagir no debate de 28 de agosto às hostilidades de Jair Bolsonaro contra mulheres e obteve, segundo o Datafolha, o melhor desempenho entre os presidenciáveis, mas ainda precisa crescer nas pesquisas eleitorais para mostrar viabilidade no primeiro turno.
No debate público, não resta dúvida de que ela já cresceu e preparou o terreno para eleições futuras, tornando-se mais conhecida dos brasileiros com uma repercussão positiva da indignação, da assertividade e do destemor que demonstrou diante do presidente, refutando uma fake news.
Em evento de campanha na própria quarta, Tebet disse que "lavou a alma das mulheres" no domingo, o que naturalmente tem uma importância moral, mas, eleitoralmente, ela precisa explorar melhor as redes sociais, não só para valorizar seus momentos reativos, mas para disparar pautas e declarações de impacto, já que nem sempre terá uma bola tão bem levantada para cortar.
A candidata do MDB precisaria publicar uma média maior de vídeos direcionados e frases incisivas para atingir, além das mulheres, um eleitorado antipetista que rejeita Bolsonaro, aproveitando, inclusive, a qualidade de suas conselheiras liberais de economia, a fim de ocupar a lacuna de representatividade política do segmento.
Como diria o velho samba, "camarão que dorme a onda leva".
Na Live UOL, falamos também sobre o afago do presidente ao chefe da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, chamado por ele de "grande aliado na questão dos combustíveis"; e sobre a pesquisa Ipespe, que aponta o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na liderança da corrida eleitoral, com 43% das intenções de voto, seguido por Jair Bolsonaro (PL), com 35%.
Com Madeleine Lacsko, debato os principais assuntos do país diariamente, das 17h às 18h, com transmissão ao vivo nos perfis do UOL no YouTube, no Facebook e no Twitter.
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