Jamil Chade

Jamil Chade

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
Reportagem

Com apoio do Brasil, manobra na ONU busca reconhecer Palestina como Estado

Numa manobra apoiada pelo Brasil, China, Rússia e os países árabes, diplomatas tentam chancelar o reconhecimento internacional do Estado palestino. O caminho escolhido é a ONU e a aprovação de uma resolução que permita que os palestinos sejam considerados como membro pleno da entidade.

Na prática, isso significaria a consolidação pela comunidade internacional da existência de um país chamado Palestina, soberano e independente.

O objetivo dos árabes é de que uma resolução proposta pela Argélia seja votada nesta quinta-feira pelo Conselho de Segurança. O texto de seu rascunho, obtido pelo UOL, é um dos mais curtos já submetidos ao voto, mas uma das decisões de maior impacto em décadas. Diz o projeto:

O Conselho de Segurança,

Tendo examinado a demanda do Estado da Palestina para sua admissão às Nações Unidas,

Recomenda à Assembleia Geral que o Estado da Palestina seja admitido como membro da ONU.

Num comunicado, o grupo dos países árabes pedem que "todos os membros do Conselho de Segurança votem a favor do projeto de resolução apresentado pela Argélia em nome do Grupo Árabe e com o apoio de Estados de todas as regiões do mundo". "No mínimo, imploramos aos membros do Conselho que não obstruam essa iniciativa fundamental", afirmam.

"A adesão às Nações Unidas é um passo crucial na direção certa para uma resolução justa e duradoura da questão palestina, de acordo com o direito internacional e as resoluções relevantes da ONU. Já é hora de o povo palestino ter plenos poderes para exercer todos os seus direitos legítimos no cenário global como uma etapa importante para promover os direitos do povo palestino e a realização do consenso internacional sobre a solução de dois Estados nas linhas de 4 de junho de 1967", diz o comunicado.

"A negação do lugar legítimo da Palestina na comunidade das nações já dura há muito tempo. Chegou a hora de corrigir esse erro histórico e cumprir os direitos inalienáveis do povo palestino à autodeterminação, à soberania e à condição de Estado", completam.

Continua após a publicidade

Para o governo da China, chegou o momento do voto. Para os russos, o Conselho de Segurança vive seu "momento da verdade".

Neste contexto, o governo Lula assumiu o papel de cabo eleitoral na campanha para conseguir que a Palestina seja admitida como membro pleno das Nações Unidas. Nos últimos dias, o Itamaraty disparou ligações para diversos governos, no esforço de convencer a comunidade internacional a reconhecer a Palestina como um Estado.

Na visão do governo brasileiro, esse reconhecimento é uma condição fundamental para um acordo de paz na região e que estabeleça fronteiras claras para evitar que o território palestino continue sendo alvo de um avanço.

EUA rejeitam o reconhecimento

Mas o governo dos EUA já indicou que vetará a proposta. A Casa Branca considera que o reconhecimento palestino como Estado e sua adesão às Nações Unidas precisam ser resultados de uma negociação bilateral com Israel. E não num debate na ONU.

No comitê da ONU dedicado a examinar candidaturas, o caso palestino se transformou em um impasse. As reuniões desta semana foram inconclusivas, em especial diante da recusa dos americanos em aceitar o status aos palestinos neste momento.

Continua após a publicidade

De acordo com um documento do órgão, o comitê foi "incapaz de fazer uma recomendação unânime" sobre a questão palestina.

Para deixar a situação ainda mais complexa, o Congresso americano aprovou uma lei na qual se estabelece que, se a Palestina for admitida como membro pleno da ONU, todos os repasses dos EUA para as agências internacionais que atuam na região seriam suspensas.

Mesmo assim, e quebrando o protocolo. os governos árabes decidiram que iriam adiante com o processo. Um dos cálculos é de forçar um voto no Conselho de Segurança e criar um constrangimento internacional para o governo dos EUA. Diplomatas em Nova Iorque indicaram ao UOL que a avaliação feita é que os americanos seriam os únicos, hoje, a vetar a candidatura palestina.

"O custo político pode ser elevado", admitiu um negociador latino-americano no Conselho.

A adesão palestina ainda depende de um apoio de dois terços dos 193 países da Assembleia Geral da ONU. Pelos cálculos dos palestinos, esse número poderia ser obtido. Mas, antes, o apoio americano é fundamental para destravar o processo.

Brasil assume papel de protagonista

O Brasil deixou o órgão máximo da ONU no final do ano passado, ao final de dois anos de mandato. Ainda assim, manteve e até ampliou a campanha pelos palestinos. O Itamaraty confirmou que existe a possibilidade de que o chanceler Mauro Vieira faça uma viagem até Nova York para discursar na reunião desta semana, antes de uma votação.

Continua após a publicidade

Nos últimos dias, o chefe da diplomacia brasileira e embaixadores estiveram em contato com governos europeus, árabes, sul-americanos e de outras regiões para particular a campanha palestina.

O papel do Brasil, conforme o UOL revelou no mês passado, foi fechado num entendimento entre Mauro Vieira e o chanceler palestino, Riyad Al Maliki. O brasileiro esteve na Cisjordânia para conversas, para defender a necessidade de um cessar-fogo e a criação e reconhecimento de um Estado palestino.

Em 2012, a Assembleia Geral da ONU votou para dar aos palestinos o status de membro observador na organização, o que permite que seus diplomatas participem dos debates, mas sem direito a voto. Naquele momento, apenas nove países votaram contra, entre eles, EUA e Israel.

A decisão de retomar o processo mais amplo ocorre diante do risco de que a guerra em Gaza abra caminho para novas invasões de terras por parte de israelenses. Só na Cisjordânia, existem mais de 700 checkpoints hoje, ampliando a tensão e o controle sobre as cidades palestinas.

Os palestinos admitem que o veto americano no Conselho de Segurança pode ser o maior obstáculo. Para fazer parte da campanha, agora contam com a adesão do Brasil.

Para o Itamaraty, a adesão como membro pleno é um passo importante para a garantia de que um acordo de paz estabeleça de forma explícita a criação de dois Estados —palestino e israelense—, com suas fronteiras reconhecidas internacionalmente.

Continua após a publicidade

O papel brasileiro vem causando uma insatisfação ainda maior por parte de alguns diplomatas israelenses que, segundo o UOL apurou, não têm hesitado em criticar o comportamento do governo Lula.

Nos últimos meses, a relação entre Israel e Brasil vive uma turbulência. Lula passou a ser considerado como persona non grata em Israel por fazer alusão ao regime nazista.

Criação do Estado de Israel e campanha pelos palestinos

Embaixadores aposentados do Itamaraty destacam como o gesto brasileiro atende tanto a objetivos políticos imediatos como uma espécie de equilíbrio histórico. A criação do Estado de Israel passou, na época, pelo papel do diplomata brasileiro Oswaldo Aranha, na época sediado na ONU em Nova Iorque.

"Agora, o Brasil quer ser lembrado também como tendo sido relevante no reconhecimento internacional do Estado da Palestina", avaliou um experiente embaixador, na condição de anonimato.

Mas a campanha brasileira também cumpre objetivos políticos imediatos, como o fortalecimento da posição do país como uma espécie de porta-voz do Sul Global e de uma redefinição do equilíbrio de forças dentro dos organismos internacionais.

Continua após a publicidade

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário

Só para assinantes