Jamil Chade

Jamil Chade

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
Reportagem

Lula participará de 'talk show' com Bill Gates em NY

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva fará uma espécie de "talk show" ao lado do bilionário Bill Gates, num evento em que será premiado por sua "luta contra a pobreza e fome". O encontro ocorre na segunda-feira, em Nova York e faz parte da agenda do brasileiro em sua passagem pelas conferências da ONU.

A Fundação Bill e Melinda Gates vem financiando programas no Brasil e a questão do combate à pobreza será um dos centros da agenda da ONU nesta semana. A conversa pública entre os dois irá explorar estratégias para atingir metas sociais e garantir que os objetivos da ONU sejam atingidas até 2030.

Lula desembarcou neste sábado na cidade americana, acompanhado por ministros. Neste domingo, ele será um dos primeiros a discursar na Cúpula do Futuro, na ONU. O evento é uma iniciativa do organismo internacional para resgatar a ONU.

No restante do dia, o presidente irá preparar seu discurso de abertura da Assembleia Geral das Nações Unidas, marcado para ocorrer na terça-feira (24).

Na segunda-feira, Lula estará com a presidente da Comissão Europeia, Ursula Von der Leyen. O objetivo é de explorar uma possibilidade de destravar o acordo entre Mercosul e UE. Mas o Brasil deve citar ainda sua preocupação com a lei ambiental da Europa que, ao entrar em vigor em 2025, ameaça US$ 15 bilhões nas exportações brasileiras.

Lula também estará com primeiro-ministro do Haiti, Garry Conille. O Brasil quer ouvir do haitiano seus planos para estabilizar o país e avaliar como poderá ajudar, inclusive com treinamentos de policiais.

Ainda na segunda-feira Lula estará na Fundação Clinton, ao lado ex-presidente do Estados Unidos Bill Clinton e da atual primeira dama do país, Jill Biden.

Será na terça-feira que Lula abre o debate da 79ª Sessão da Assembleia Geral das Nações Unidas, com um discurso focado na necessidade de uma reforma das instituições.

No mesmo dia, Lula presidente ao lado do presidente de governo da Espanha, Pedro Sánchez, um evento para denunciar o uso das redes sociais para a disseminação de desinformação e ódio. O evento "Em Defesa da Democracia, Combatendo os Extremismos" contará com cerca de 20 países.

Continua após a publicidade

Lula também se reunirá com o presidente da França, Emmanuel Macron, e ainda a abre uma reunião do G20 no qual o bloco vai se comprometer com a reforma dos órgãos internacionais e da ONU.

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.