Esse conteúdo é antigo
Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
Opinião

Lula quer mais ministérios para compensar votos a menos no Congresso

Ontem (29) o presidente Lula afirmou que pretende criar um novo ministério em seu governo, voltado para micros e pequenas empresas. Durante o programa Análise da Notícia, o colunista do UOL José Roberto de Toledo afirmou que a criação de uma nova pasta na verdade teria o intuito de dar mais artifícios para o governo negociar cargos com o centrão. Além disso, um inchaço nos ministérios do PT também seria uma forma de aumentar a representatividade ministerial no governo.

Lula anuncia ministérios a mais para compensar votos a menos no Congresso. José Roberto de Toledo

PT possui recorde de ministérios em seus governos. O PT, nos governos de Lula e Dilma, possui o recorde de ministérios no governo. Ambos foram os únicos presidentes que tiveram mais de 30 ministérios. Com a possível criação de um novo ministério, Lula chegaria ao total de 38 em seu terceiro mandato, enquanto foram 35 ministérios em seu primeiro mandato e 37 no segundo. Dilma, por sua vez, teve 37 ministérios em seu primeiro mandato e chegou ao recorde de 39 em seu segundo mandato.

Outros governos nunca chegaram a 30 ministérios. Os governos que não foram do PT, por sua vez, tiveram um número reduzido de ministérios. Collor herdou 27 ministérios de Sarney e reduziu o número para 12, enquanto Itamar Franco saiu do governo com 28 ministérios. FHC terminou seu segundo mandato com 26 ministérios, enquanto Bolsonaro possuía 23 ministérios durante seu governo.

Número de ministros não muda nada na prática. O número de ministros não muda efetivamente nada nos gastos públicos do governo e, do ponto de vista das finanças públicas, não vai ser o número de ministérios que irá ajudar ou piorar o equilíbrio fiscal no orçamento.

Base parlamentar mais fragmentada nos governos do PT. Um dos motivos para o PT sempre possuir mais de 30 ministérios em seus governos é o fato de a base parlamentar ser mais fragmentada nos governos petistas e o partido possuir um número de parlamentares menor do que outros partidos. Por isso, é necessário criar novos ministérios para entregar cargos em troca de apoio para um número maior de partidos.

PT busca representatividade social nos ministérios. Mesmo que seja um efeito simbólico, o PT busca dar representatividade social em seus ministérios. Essa simbologia ajuda a aumentar o número de ministérios para que haja a representatividade de povos indígenas, negros e mulheres, por exemplo, dentro dos ministérios. A título de comparação, Lula possui 11 mulheres ministras em seu atual mandato, enquanto Sarney, por exemplo, teve apenas uma. Bolsonaro teve três — Tereza Cristina (Agricultura), Flávia Arruda (Secretaria de Governo) e Damares Alves (Direitos Humanos), depois substituída por outra mulher, Cristiane Britto.

***

O Análise da Notícia vai ao ar às terças, quartas e quintas, às 19h.

Continua após a publicidade

Errata:

o conteúdo foi alterado

  • Uma versão anterior deste texto dizia que o ex-presidente Jair Bolsonaro teve apenas uma ministra mulher. O erro foi corrigido.

Opinião

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL.

Deixe seu comentário

Só para assinantes