Conteúdo publicado há 3 meses
Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
Opinião

Recém-eleito na Argentina, Milei goleia Lula e Bolsonaro no Google

Não foi só nas eliminatórias da Copa do Mundo que os argentinos superaram os brasileiros. Além de impor uma humilhante derrota à seleção brasileira dentro do Maracanã, a Argentina conseguiu outro feito inédito esta semana, também jogando fora de casa: Javier Milei, o presidente recém-eleito pelos argentinos, foi o político mais buscado no Google dentro do Brasil esta semana.

Isso mesmo, desde a tarde de domingo, quando superou com grande margem de votos seu adversário peronista, Milei foi o político que mais despertou curiosidade entre os brasileiros. No dia da eleição argentina, a goleada foi histórica: 11 a 1, na comparação com as buscas por Lula, e 17 a 1 nas por Bolsonaro.

Em outras palavras, 17 vezes mais brasileiros buscaram Milei do que Bolsonaro no domingo. Não é à toa que o ex-presidente tratou de pegar carona da eleição do seu "hermano" ideológico. A chamada em vídeo de Milei para Bolsonaro convidando-o para sua posse ajudou muito mais Bolsonaro do que Milei, por supuesto. Não seria surpresa se o brasileiro aparecesse com as costeletas crescidas em Buenos Aires.

A hegemonia do argentino na imaginário dos brasileiros se estendeu de sul a norte, de leste a oeste, por todas as unidades da Federação. E não parou no domingo. Milei bateu Lula e Bolsonaro também na segunda e na terça-feira. Só foi superado na noite fatídica de terça - quando a Argentina venceu o Brasil no Maracanã por 1 a 0 - e não foi por um brasileiro, mas um seu conterrâneo: Lionel Messi, o camisa 10 argentino.

E o que os brasileiros mais perguntaram ao Google sobre Milei?

  1. Javier Milei é de direita?
  2. Milei é de direita ou esquerda?
  3. Quem é Javier Milei?
  4. Javier Milei é casado?
  5. Quando Milei assume?
  6. O que Milei defende?
  7. Qual é o partido do Milei?
  8. Quantos anos tem Milei?
  9. Messi apoia Milei?
  10. Quantos votos teve Javier Milei?

Não só isso. Entre as buscas relacionados a Bolsonaro e Lula, Milei também aparece com destaque esta semana. No caso de Bolsonaro, a curiosidade crescente pelo argentino só foi superada pela baleia jubarte pela qual o ex-presidente está sendo investigado por supostamente ter importunado com um jet ski.

Se o futuro ex-presidente argentino Alberto Fernández, aliado de Lula, sempre foi um ilustre desconhecido entre os brasileiros, Milei tem tudo para ser uma presença constante e incômoda para Lula nos próximos anos mesmo deste lado da fronteira.

***

Continua após a publicidade

O Análise da Notícia vai ao ar às terças e quartas, às 18h30.

Onde assistir: Ao vivo na home UOL, UOL no YouTube e Facebook do UOL.

Veja abaixo o programa na íntegra:

Opinião

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL.

Veja também

Deixe seu comentário

Só para assinantes