Topo

Madeleine Lacsko

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Campanha do multiverso: fala de Lula revela ignorância sobre a África

Colunista do UOL

02/06/2022 20h54

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Na edição desta quinta-feira (02) da Live UOL, comentei a fala do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), pré-candidato ao Palácio do Planalto nas eleições deste ano, que criticou o pacote bilionário de ajuda dos Estados Unidos para a Ucrânia. Em uma fala populista, reduziu todos os países africanos a uma coisa só, e tentou se vender como o único líder do mundo capaz de conversar com a África.

Lula criticou o envio, por parte do governo americano, de US$ 40 bilhões para a ajudar a Ucrânia com compra de armas, enquanto os norte-americanos enfrentam a falta de leite para crianças.

O ex-presidente tenta comparar a falta de fórmula para leite infantil artificial nos EUA com a fome no continente africano. Todas as campanhas feitas nos países da África são voltadas ao aleitamento materno e a orientação é para que as mães, muitas vezes desnutridas, não recorram a fórmulas, justamente para evitar a morte dos recém-nascidos. Já nos EUA, o problema está na ausência de licença-maternidade, que normalmente não passa de 15 dias e que explica a demanda maior pela fórmula artificial, em relação aos outros países do mundo. Seria desconhecimento ou populismo? Só Lula pode responder.

Temos desconhecimento sobre a África, o que favorece a idealização do continente e sua utilização em discursos político-ideológicos. Na semana passada foi noticiado o envio por Biden de tropas dos EUA à Somália para combater o grupo terrorista islâmico Al-Shabaab. É uma reversão da retirada dessas tropas por Donal Trump no final de 2020, que deu brecha à entrada do paramilitar Wagner Group, ligado a Putin. Em novembro do ano passado, o parlamento europeu adotou três resoluções apontando violações de direitos humanos do grupo russo em território somali.

Na minha conversa com Felipe Moura Brasil, destaquei também os erros de Lula ao falar sobre a relação do presidente da Rússia, Vladimir Putin, e do presidente dos EUA, Joe Biden, com os países africanos. Você pode assistir à íntegra da Live UOL de hoje, na qual falamos também sobre a necessidade de furar as bolhas e ter um pensamento independente, a importância de ir além do desmentido no combate à informação e a polarização machista entre um Bolsonaro imbrochável e um Lula com tesão de 20 anos. O programa é transmitido diariamente, das 17h às 18h, no canal de Youtube do UOL e nos perfis do portal no Facebook e no Twitter.