Cid Gomes manda emenda para asfaltar estrada que leva à sua fazenda
O senador Cid Gomes (PSB-CE) ajudou a garantir recursos, através de uma emenda parlamentar, para uma obra que está pavimentando a estrada que leva à sua fazenda de eucaliptos no interior do Ceará.
O trecho da obra, de 16,5 quilômetros, começa na rodovia estadual, já asfaltada, e termina na propriedade de Cid Gomes.
A aquisição da fazenda de 100 hectares, com 75 deles para plantação, foi anunciada pelo senador em 2021. Segundo o Diário do Nordeste, Cid anunciou que iria se aposentar após o fim do seu mandato, em 2026, e estava procurando uma atividade no setor privado.
Em dezembro de 2023, a Comissão de Desenvolvimento Regional do Senado, da qual ele é titular, enviou R$ 15,8 milhões ao DNOCS (Departamento Nacional de Obras Contra as Secas) para a obra.
Procurado, o senador disse ao UOL que não é beneficiado porque chega em sua propriedade usando outra estrada, não irá usar o trecho para escoar a produção e não pretende vender o imóvel.
"Eu sou beneficiado por essa estrada? Não. Porque eu não uso para ir (para a fazenda) e o que for produzido lá virá para Marco (CE), que é um polo moveleiro. O natural é que vá para Marco (por outra estrada)."
Segundo ele, o trecho beneficia principalmente produtores de coco, mamão, melancia e banana, que usam a rodovia para escoar a produção.
"A estrada foi um pedido de três prefeitos da região, Marco, Acaraú e Itarema. Os três são do meu partido, daí a minha atenção, também."
"Quando você planta o eucalipto, não tem demanda de acesso, não tem que levar comida, ração, vacina, como numa fazenda de gado, ou fertilizantes, como numa fazenda de agricultura. Você planta e vai colher com oito anos."
"Eu não tenho nenhum benefício com isso. São os produtores que reforçaram a necessidade dessa estrada. Eu nunca fiz esse percurso de Itarema a Aroeira Velha. Eu não tenho pretensão de vender, então não pode colocar que isso é valorização da fazenda. Em sete anos essa estrada nem deve existir mais se não for refeita", disse o senador.
O trecho em questão vai da cidade de Itarema, de 42 mil habitantes, até o povoado de Aroeira Velha, no município de Acaraú.
Emenda de comissão
A indicação foi feita através das emendas de comissão, suspensas pelo STF (Supremo Tribunal Federal) por replicarem a lógica do "orçamento secreto", em que não é possível saber o "padrinho" das indicações.
No caso dessa emenda, não há dados públicos mostrando que ela teria partido de Cid, mas Ana Flávia Monteiro, prefeita de Acaraú (CE), onde fica a fazenda, agradeceu o senador nas redes sociais pela indicação.
"Agradeço nosso deputado federal Robério Monteiro, nosso governador Elmano Freitas e nosso senador Cid Gomes por toda a interlocução junto ao governo federal", disse a prefeita, esposa de Robério Monteiro (PDT-CE).
Newsletter
OLHAR APURADO
Uma curadoria diária com as opiniões dos colunistas do UOL sobre os principais assuntos do noticiário.
Quero receberIrmão de Robério, o prefeito de Itarema (CE), Elizeu Monteiro (PSB), também confirmou ao UOL que a indicação veio de Cid. "A obra está quase concluída. Robério mandou parte da emenda dele, e o Cid, a outra parte." Sua cidade foi uma das mais beneficiadas pelas obras.
A verba foi destinada para asfaltar quatro trechos na região, sendo que o maior deles é o que passa pela fazenda de Cid, no bairro de Aroeira Velha, em Acaraú, com custo de R$ 8 milhões, segundo o DNOCS.
O DNOCS é comandado por Fernando Marcondes de Araújo Leão, indicado do PP, desde 2020, ainda no governo Jair Bolsonaro. No Ceará, o diretor é ligado ao deputado federal AJ Albuquerque (PP-CE).
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.