Natália Portinari

Natália Portinari

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
Reportagem

Cid Gomes manda emenda para asfaltar estrada que leva à sua fazenda

O senador Cid Gomes (PSB-CE) ajudou a garantir recursos, através de uma emenda parlamentar, para uma obra que está pavimentando a estrada que leva à sua fazenda de eucaliptos no interior do Ceará.

O trecho da obra, de 16,5 quilômetros, começa na rodovia estadual, já asfaltada, e termina na propriedade de Cid Gomes.

A aquisição da fazenda de 100 hectares, com 75 deles para plantação, foi anunciada pelo senador em 2021. Segundo o Diário do Nordeste, Cid anunciou que iria se aposentar após o fim do seu mandato, em 2026, e estava procurando uma atividade no setor privado.

Em dezembro de 2023, a Comissão de Desenvolvimento Regional do Senado, da qual ele é titular, enviou R$ 15,8 milhões ao DNOCS (Departamento Nacional de Obras Contra as Secas) para a obra.

Procurado, o senador disse ao UOL que não é beneficiado porque chega em sua propriedade usando outra estrada, não irá usar o trecho para escoar a produção e não pretende vender o imóvel.

"Eu sou beneficiado por essa estrada? Não. Porque eu não uso para ir (para a fazenda) e o que for produzido lá virá para Marco (CE), que é um polo moveleiro. O natural é que vá para Marco (por outra estrada)."

Estradas sendo pavimentadas pelo DNOCS no Ceará. Em verde, propriedade onde Cid Gomes tem 100 hectares de eucalipto
Estradas sendo pavimentadas pelo DNOCS no Ceará. Em verde, propriedade onde Cid Gomes tem 100 hectares de eucalipto Imagem: Google Maps/DNOCS

Segundo ele, o trecho beneficia principalmente produtores de coco, mamão, melancia e banana, que usam a rodovia para escoar a produção.

"A estrada foi um pedido de três prefeitos da região, Marco, Acaraú e Itarema. Os três são do meu partido, daí a minha atenção, também."

Continua após a publicidade

"Quando você planta o eucalipto, não tem demanda de acesso, não tem que levar comida, ração, vacina, como numa fazenda de gado, ou fertilizantes, como numa fazenda de agricultura. Você planta e vai colher com oito anos."

"Eu não tenho nenhum benefício com isso. São os produtores que reforçaram a necessidade dessa estrada. Eu nunca fiz esse percurso de Itarema a Aroeira Velha. Eu não tenho pretensão de vender, então não pode colocar que isso é valorização da fazenda. Em sete anos essa estrada nem deve existir mais se não for refeita", disse o senador.

O trecho em questão vai da cidade de Itarema, de 42 mil habitantes, até o povoado de Aroeira Velha, no município de Acaraú.

Emenda de comissão

A indicação foi feita através das emendas de comissão, suspensas pelo STF (Supremo Tribunal Federal) por replicarem a lógica do "orçamento secreto", em que não é possível saber o "padrinho" das indicações.

No caso dessa emenda, não há dados públicos mostrando que ela teria partido de Cid, mas Ana Flávia Monteiro, prefeita de Acaraú (CE), onde fica a fazenda, agradeceu o senador nas redes sociais pela indicação.

"Agradeço nosso deputado federal Robério Monteiro, nosso governador Elmano Freitas e nosso senador Cid Gomes por toda a interlocução junto ao governo federal", disse a prefeita, esposa de Robério Monteiro (PDT-CE).

Continua após a publicidade
Foto de divulgação do DNOCS de obras em Acaraú e Itarema
Foto de divulgação do DNOCS de obras em Acaraú e Itarema Imagem: DNOCS

Irmão de Robério, o prefeito de Itarema (CE), Elizeu Monteiro (PSB), também confirmou ao UOL que a indicação veio de Cid. "A obra está quase concluída. Robério mandou parte da emenda dele, e o Cid, a outra parte." Sua cidade foi uma das mais beneficiadas pelas obras.

A verba foi destinada para asfaltar quatro trechos na região, sendo que o maior deles é o que passa pela fazenda de Cid, no bairro de Aroeira Velha, em Acaraú, com custo de R$ 8 milhões, segundo o DNOCS.

O DNOCS é comandado por Fernando Marcondes de Araújo Leão, indicado do PP, desde 2020, ainda no governo Jair Bolsonaro. No Ceará, o diretor é ligado ao deputado federal AJ Albuquerque (PP-CE).

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.