Vídeo da Marinha teve aval da cúpula e é recado de militares à sociedade
O vídeo da Marinha —que está repercutindo nas redes sociais e questiona se há "privilégios" nas Forças Armadas — teve aval da alta cúpula, incluindo o comandante Marcos Sampaio Olsen.
Segundo apurou a coluna, a peça já vinha sendo planejada em comemoração ao Dia do Marinheiro (13/12), mas foi ajustada para reagir à inclusão dos militares no pacote de ajuste fiscal do ministro da Fazenda, Fernando Haddad.
O objetivo é refutar a ideia de que os militares tenham privilégios e demonstrar que a aposentadoria é para compensar as peculiaridades da carreira, como ausência de direito à greve, de direitos políticos, de horas extras, de adicional de periculosidade etc.
Fontes militares negam que tenham utilizado de propósito um sósia de Haddad e dizem que a peça foi feita internamente pela equipe de comunicação da Marinha com um custo baixo. Em um trecho do vídeo, aparece um soldado muito parecido com o ministro da Fazenda. A legenda do vídeo quando ele surge na tela é "vocês terão que se acostumar".
Também afirmam que o objetivo não foi simbolizar jovens marinheiros e civis, mas a Marinha trabalhando enquanto a sociedade descansa.
Haddad incluiu idade mínima de 55 anos para aposentadoria dos militares no ajuste fiscal, além de outras medidas, como o fim da morte ficta e da transferência de cotas de aposentadoria entre as filhas beneficiadas.
Não há acordo, porém, sobre o período de transição para que a idade mínima seja implementada. No sábado, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu os comandantes do Exército, da Marinha e da Aeronáutica.
O lançamento da peça do Dia do Marinheiro ocorreu também no domingo numa cerimônia simbólica, na praça dos Três Poderes durante a troca da bandeira. A peça é também a primeira do novo canal da Marinha no Tik Tok.
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.