Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.
Marcelo D2 é condenado a pagar R$ 50 mil a João Doria
Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail
O cantor Marcelo D2 foi condenado pela Justiça paulista a pagar uma indenização de R$ 50 mil ao ex-governador João Doria (PSDB).
Em 2019, após uma operação policial na favela de Paraisópolis, em São Paulo, D2 chamou tucano de "assassino" em suas redes sociais, responsabilizando Doria pela morte de 9 jovens.
"O mandante foi o Doria", escreveu o rapper no Twitter para os seus, à época, 1,1 milhão de seguidores.
Em processo aberto na Justiça, o ex-governador afirmou que "tomou todas as providências necessárias" na ocasião, solicitando "apurações rigorosas e transparentes" e que as palavras do rapper foram de uma "gravidade incomensuráveis".
O tucano disse que D2 "maculou a sua reputação com uma narrativa sensacionalista, colocando sua opinião e valores morais, éticos e políticos em descrédito perante todos os usuários da internet".
O rapper, que não apresentou defesa no processo, ganhou o processo em primeira instância. A juíza Tania Cardim considerou que ele apenas exerceu seu direito de crítica.
Doria recorreu da sentença, e os desembargadores do Tribunal de Justiça decidiram condenar o cantor.
"O réu [D2] cometeu excesso em suas palavras, ultrapassando e muito o direito de crítica", afirmou o desembargador Luiz Antonio de Godoy, relator do processo. "Seu intuito não era o de simplesmente criticar o então governador, mas o de escandalizar a opinião de seus seguidores e angariar apoiadores."
Além da indenização, o rapper foi condenado a remover o tuíte de suas redes sociais.
D2 ainda pode recorrer.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.