Topo

Rogério Gentile

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Justiça absolve homem que, vestido de samurai, atacou ambulância com espada

  - Divulgação/
Imagem: Divulgação/

Colunista do UOL

18/07/2022 11h32

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

A Justiça de São Paulo absolveu E.O., que, em dezembro de 2020, vestido de samurai, atacou uma ambulância com uma espada.
O caso ocorreu no interior paulista.

No dia 5 de dezembro de 2020, E.O. pediu que sua irmã viesse a sua casa, pois disse que precisavam conversar. Ao chegar ao imóvel, a irmã viu que ele estava descontrolado e chamou uma ambulância. O rapaz estava trajando roupas de samurai, gritava palavras sem nexo e orava em voz alta.

E.O. recebeu o serviço de emergência com uma espada. Deu vários golpes na ambulância e depois botou fogo no veículo. Atacou também o motorista, que não se feriu gravemente, pois a espada era decorativa, não possuindo lâmina cortante. Algemado por policiais, ainda conseguiu desferir um chute no rosto de um PM, que perdeu três dentes.

O rapaz foi denunciado pelo Ministério Público, mas uma perícia comprovou que, à época dos fatos, ele estava privado de sua capacidade de compreensão, passando por um transtorno psicótico agudo, com sintomas de esquizofrenia.

E. O. ficou três meses internado em tratamento médico.

Em depoimento à Justiça, disse ser uma pessoa "pacata" e "mansa", mas que teve um surto breve e momentâneo. Disse que, à época, seu filho estava prestes a passar por uma cirurgia. "Acredito que a quarentena da Covid também contribuiu para que eu explodisse naquele dia". Ele afirmou ter uma vaga lembrança dos fatos e pediu desculpas pelos ataques.

O juiz Matheus Borges o absolveu em razão da inimputabilidade comprovada pelo laudo médico.

O magistrado determinou que E. O. deve passar por tratamento ambulatorial durante dois anos, quando, então, uma nova perícia vai determinar se ele ainda representa algum tipo de periculosidade.