É montagem: Lula não disse que 'nem Deus tira essa eleição dele'
É uma montagem a imagem que circula com o layout do portal de notícias do Grupo Globo, g1, com o título "Lula diz em jantar com aliados que nem Deus tira essa eleição dele". No subtítulo, o texto diz que "religiosos presentes no local se sentiram constrangidos e cogitam não apoiá-lo após o deslize na fala do ex-presidente".
g1 nunca publicou essa matéria. A montagem está datada do dia 3 de outubro de 2022. Não há registro dessa matéria no g1. Em resposta ao UOL Confere, a assessoria de imprensa da TV Globo também confirmou que esse conteúdo nunca foi publicado pelo site. A matéria falsa é assinada com o nome José Mota, mas não existe repórter de política do G1 com esse nome.
Legenda errada. A falsa manchete é acompanhada de uma foto do candidato com a legenda "Lula discursa no seu comitê de campanha em Minas Gerais onde funcionava o templo religioso de João de Deus". A foto de Lula que aparece na publicação é do discurso do candidato em entrevista coletiva em São Paulo, na véspera do primeiro turno da eleição presidencial, 1 de outubro. A entrevista está disponível no canal do Youtube do candidato.
Já a casa Dom Inácio de Loyola, do ex-médium João de Deus, ficava em Abadiânia (GO), não em Minas Gerais. Mais de 300 mulheres acusam João de Deus de crimes sexuais. Ele foi condenado seis vezes, cinco por crimes sexuais e uma por posse de arma e cumpre pena em regime domiciliar.
Os termos "lula diz em jantar", "lula diz que nem deus tira" tiveram aumento repentino de busca no Google nas últimas 24h. A checagem foi sugerida por um leitor do UOL Confere pelo email: uolconfere@uol.com.br.
Leia as checagens sobre o dia da eleição:
Urna trava e eleitor se recusa a votar após substituição em Petrópolis (RJ)
É falso que nº de votos em Lula superou o de habitantes em Barreiras (BA)
Transporte de urna eletrônica em Campo Grande (MS) não foi irregular
É falso que eleitores do Espírito Santo já tenham votado para o segundo turno
Entrega de urnas por táxi em escola do Rio não foi irregular
Post que diz que "mortos votaram em Lula" inventa cidades e erra dados
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.