Topo

UOL Confere

Uma iniciativa do UOL para checagem e esclarecimento de fatos


Policial ferida por Roberto Jefferson não estava grávida ou perdeu bebê

24.out.2022 -  A assessoria da Xuxa informou que ela não fez nenhuma publicação nas redes sobre a perda do bebê durante a prisão de Jefferson - Arte/UOL sobre Reprodução/Instagram
24.out.2022 - A assessoria da Xuxa informou que ela não fez nenhuma publicação nas redes sobre a perda do bebê durante a prisão de Jefferson Imagem: Arte/UOL sobre Reprodução/Instagram

Do UOL, em São Paulo

24/10/2022 15h23

É falso que a policial federal ferida ao ser atacada pelo ex-deputado Roberto Jefferson (PTB) no domingo (23), Karina Lino Miranda de Oliveira, estava grávida e perdeu o bebê, como dizem publicações que circulam nas redes sociais. A assessoria da PF-RJ classificou as postagens como "fake news".

O que dizem os posts. As publicações compartilham uma imagem, que simula um tuíte da apresentadora Xuxa Meneghel, com a mensagem: "Toda solidariedade à policial federal Karina Lino Miranda de Oliveira, que estava grávida e perdeu seu filho por uma granada lançada pelo Roberto Jefferson, amigo e aliado do presidente @jairbolsonaro".

O último tuíte da apresentadora é do dia 18 de outubro, quando divulgou um link para a entrevista do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no Flow Podcast.

O que diz Xuxa? A assessoria da apresentadora informou que ela não fez nenhuma publicação nas redes sobre a perda do bebê durante a prisão de Jefferson. "Xuxa não fez essa postagem".

No domingo, Roberto Jefferson resistiu à ordem de prisão dada pelo ministro do STF (Supremo Tribunal Federal), Alexandre de Moraes.

O ex-deputado atacou os agentes federais em sua casa e feriu dois oficiais. "Na ação, dois policiais foram feridos por estilhaços de granada arremessada pelo alvo e levados imediatamente ao pronto-socorro. Após o atendimento médico, ambos foram liberados e passam bem", afirmou a PF em nota.

A agente não estava grávida. Ela e o outro oficial ferido passam bem.

Contexto. Jefferson foi preso em Levy Gasparian (RJ) por violar regras do benefício da prisão domiciliar que cumpria desde o começo do ano, —entre elas, a de se abster de fazer declarações públicas e usar as redes sociais. O ex-deputado do PTB resistiu por três horas antes de se render às 19h do dia 23.

O UOL Confere considera como falso os conteúdos que não têm amparo em fatos e podem ser desmentidos de forma objetiva.

O UOL Confere é uma iniciativa do UOL para combater e esclarecer as notícias falsas na internet. Se você desconfia de uma notícia ou mensagem que recebeu, envie para uolconfere@uol.com.br.