Vídeo de Valdemar para que bolsonaristas 'continuem na luta' é de 2022

Um vídeo em que o presidente do PL, Valdemar Costa Neto, pede para que os bolsonaristas "continuem na luta" é de dezembro de 2022, e não atual, como sugerem postagens nas redes sociais.

A gravação foi recuperada por páginas bolsonaristas após a ação da Polícia Federal no último dia 8 de fevereiro, autorizada pelo ministro do STF Alexandre de Moraes, contra o ex-presidente Jair Bolsonaro, entre outros, no âmbito do inquérito que investiga suposta tentativa de golpe de estado após as eleições de 2022.

O UOL Confere considera distorcido conteúdos que usam informações verdadeiras em contexto diferente do original, alterando seu significado de modo a enganar e confundir quem os recebe.

O que diz o post

Vídeo mostra um homem que anuncia o pronunciamento de Costa Neto da seguinte forma: "Veja agora esta fala do Valdemar Costa Neto que está viralizando em sua tela. É muito sério".

Sobreposto à imagem, está escrito: "Valdemar Costa Neto ataca ação de Moraes e pede os manifestantes que continuem na luta". Ao clicar na gravação, o internauta escuta a seguinte mensagem do presidente do PL, proferida em 2022, e não em 2024.

"Minhas amigas e meus amigos do Partido Liberal, venho que aqui hoje para falar sobre os acontecimentos políticos aqui de Brasília. Ontem fui surpreendido com a citação de um processo contra os nossos deputados, contra o nosso senador no Tribunal Superior Eleitoral, aceitaram na hora o processo contra eles, pelo que eles falaram. (...) Fiquei surpreso também com a posição do ministro Alexandre de mandar a Polícia Federal atrás desse pessoal que está protestando na rua, protestando a favor do Bolsonaro (...) E eu quero agradecer vocês que estão nas ruas, que estão ainda lutando e continuem na luta, o Bolsonaro não vai decepcionar ninguém, continuem na luta, o Bolsonaro é um grande líder, que veio para ficar. Quero dizer pra vocês que nós vamos estar sempre unidos, juntos, na defesa dos nossos deputados e dos nossos senadores, e de vocês principalmente, que fizeram com quem o Partido Liberal fosse o maior partido do Brasil, quero agradecer a todos e o nosso presidente também vai agradecer a vocês. Ele está agradecido muito por ter chegado onde chegou. E com a ajuda de vocês, com deputados e senadores, nós vamos estar revendo essas situações, entrando com recursos, e tenho certeza que no fim vai dar tudo certo".

Por que é distorcido

Vídeo original é de 15 de dezembro de 2022 e foi publicado no canal do PL no YouTube (veja aqui ou abaixo). Na gravação, Valdemar Costa Neto criticou decisões do presidente do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), Alexandre de Moraes, que, naquela ocasião, havia determinado que a PF cumprisse 103 mandados de busca e apreensão contra envolvidos em manifestações antidemocráticas, com bloqueios nas rodovias, em protestos contra a eleição que deu vitória a Lula (aqui).

Continua após a publicidade

Costa Neto também defendeu os bolsonaristas que bloqueavam as rodovias e acampavam em frente a quartéis do Exército. O presidente do PL referiu-se aos manifestantes golpistas como "pessoas de bem" e pede para que eles "continuem na luta" porque "o Bolsonaro não vai decepcionar ninguém".

No mesmo vídeo, Valdemar ainda criticou Moraes por ter aplicado multa de R$ 22,9 milhões ao PL "por litigância de má-fé". Isso ocorreu após a legenda solicitar ao TSE que invalidasse 279.336 urnas usadas no pleito de 2022 com base em um relatório com argumentos fraudulentos (aqui). O partido tentou reverter a decisão, não conseguiu e quitou a multa em fevereiro de 2023 (aqui).

Jair Bolsonaro, Valdemar Costa Neto e ex-assessores do ex-presidente foram alvos de ação da PF em 8 de fevereiro (veja aqui). Autorizada por Moraes, os agentes fizeram buscas e apreensões na casa dos investigados para apurar uma suposta organização criminosa que tentou dar golpe de estado para manter Bolsonaro na Presidência, após ele ser derrotado por Lula nas urnas. Na ocasião, Costa Neto foi preso por porte ilegal de arma de fogo e uma pepita de ouro oriunda de garimpo ilegal. Dois dias depois, ele foi liberado da cadeia (aqui).

Viralização. Postagens com este conteúdo continham, nesta segunda-feira (19), 976.867 reproduções, 67,1 mil curtidas, 2.506 comentários e nove compartilhamentos no Instagram.

Este conteúdo também foi checado pela agência Reuters (aqui).

Continua após a publicidade

Sugestões de checagens podem ser enviadas para o WhatsApp (11) 97684-6049 ou para o email uolconfere@uol.com.br.

5 dicas para você não cair em fake news

Siga UOL Notícias no
UOL Confere

O UOL Confere é uma iniciativa do UOL para combater e esclarecer as notícias falsas na internet. Se você desconfia de uma notícia ou mensagem que recebeu, envie para uolconfere@uol.com.br.

Deixe seu comentário

Só para assinantes