Publicações usam imagens de incêndio nos EUA como se fossem do Brasil
As cenas de labaredas que se alastram paralelamente a uma estrada não foram registradas no Brasil, como sugerem postagens que circulam nas redes sociais.
Na verdade, as imagens mostram um incêndio florestal ocorrido na Califórnia, nos Estados Unidos, no início do mês.
O UOL Confere considera distorcido conteúdos que usam informações verdadeiras em contexto diferente do original, alterando seu significado de modo a enganar e confundir quem os recebe.
O que diz o post
"Brasil está em chamas !! #brasil #incendio #queimadas #ajuda #americalatina", diz a legenda que apresenta o vídeo com imagens de fogo, carros de bombeiros, de policiais, tratores e helicópteros. São vários cortes ao longo da edição, mostrando regiões diferentes, mas todas com o tom bastante alaranjado.
Além da música e sirenes, é possível ouvir uma voz feminina, logo no início: "Olha isso aqui. Acho que eu vou chegar lá perto? Você é louca, Lu? Olha, onde o fogo tá. Não vai para lá, não, fia. Não dá subir, não"
No final, aparecem pessoas com celulares que parecem fotografar ou filmar a fumaça preta que sobe atrás de um morro, enquanto um helicóptero sobrevoa a região.
Por que é distorcido
Incêndio mostrado no vídeo ocorreu nos EUA, não no Brasil. Na Califórnia, o incêndio Airport Fire, originário do Trabuco, começou na noite de 5 de setembro (aqui). Em busca reversa (aqui), encontramos as fotos e postagens originais. Em uma das publicações (aqui), as imagens são creditadas ao fotógrafo Jon Putman (aqui). No perfil dele, é possível visualizar algumas das cenas usadas no vídeo da publicação distorcida (aqui e abaixo). Diversas reportagens abordaram o episódio também, inclusive no Brasil (aqui), (aqui), (aqui).
Nem os veículos, nem os logos são brasileiros. Os modelos de carros e de caminhões mostrados no vídeo são diferentes dos utilizados no Brasil. Além disso, os logos de identificação de bombeiros e ambulâncias têm os padrões dos EUA. Em uma das cenas, há um trator com o nome Cal Fire, que é o departamento florestal e de proteção contra incêndios daquele país (aqui).
Post é compartilhado no contexto de queimadas do Brasil. Segundo dados do INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), divulgados na Folha de S.Paulo (aqui), até o dia 22 deste mês, houve mais de 200 mil focos de incêndio no país, enquanto nos 12 meses de 2023, foram 189.926 ocorrências. A Amazônia é o bioma mais afetado (aqui), seguido pelo Cerrado e Mata Atlântica, que respondem a 90% dos focos de queimadas, desde o início de 2024.
Queimadas são cada vez mais recorrentes no Brasil. Os incêndios florestais podem ocorrer tanto por causas naturais, como descargas elétricas, quanto por ações humanas. Condições climáticas adversas, fenômenos como o El Niño, seca prolongada e ocorrência das ondas de calor estão entre os principais fatores. As nuvens de fumaça também agravam o problema, pois podem formar tempestades com raios que causam incêndios em áreas secas, conforme publicação no site Climatempo (aqui).
Viralização. Nesta quinta-feira (26), no Instagram, um vídeo com conteúdo falso registrava mais de 8.000 visualizações. A postagem também foi verificada por Aos Fatos.
Sugestões de checagens podem ser enviadas para o WhatsApp (11) 97684-6049 ou para o email uolconfere@uol.com.br.
Siga também o canal do UOL Confere no WhatsApp. Lá você receberá diariamente as checagens feitas pela nossa equipe. Para começar a seguir, basta clicar aqui e ser redirecionado.
5 dicas para você não cair em fake news
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.