Delay na urna para conferir voto não anula votação
Não é verdade que clicar na tecla verde de "confirma" durante a exibição da mensagem "confira seu voto" na urna eletrônica anule o voto do eleitor.
Em 2022, a Justiça Eleitoral incluiu um delay (atraso) de um segundo no sistema para que o eleitor pudesse conferir os números digitados antes de confirmar.
A checagem foi sugerida ao UOL Confere pelo WhatsApp (11) 97684-6049.
O que diz o post
Em um vídeo, uma mulher afirma que a Justiça Eleitoral criou um delay na urna eletrônica, e que clicar na tecla verde "confirma" da urna durante a mensagem de "confira o seu voto" anularia o voto do eleitor.
A mulher diz ainda que o TSE não estaria divulgando a informação. Ela cita votação para deputados, senadores e presidente, o que indica que o vídeo é referente às eleições gerais de 2022.
Por que é falso
Desinformação circula desde 2022 e já foi desmentida pelo TSE. À época, o Tribunal Superior Eleitoral e diversos veículos de verificação de fatos esclareceram que clicar no botão verde durante a exibição da mensagem não anula o voto (aqui).
Medida foi implementada para estimular o eleitor a conferir o voto. "A cada uma das confirmações de voto, a urna emite um som breve. Ao final, depois da escolha do candidato a presidente, o aparelho reproduz o "Pilili" característico por um período mais longo. O vídeo, portanto, distorce informações sobre uma medida criada para estimular que o eleitor faça a conferência do próprio voto", diz o site da Justiça Eleitoral. Com o objetivo de desmascarar essas postagens falsas, o TSE produziu um vídeo em 2022 (aqui e abaixo).
Para anular o voto, é necessário digitar um número que não corresponda a um candidato. O voto anulado não é computado como voto válido.
Conteúdo similar também foi checado por Aos Fatos, Reuters e Projeto Comprova.
Sugestões de checagens podem ser enviadas para o WhatsApp (11) 97684-6049 ou para o email uolconfere@uol.com.br.
Siga também o canal do UOL Confere no WhatsApp. Lá você receberá diariamente as checagens feitas pela nossa equipe. Para começar a seguir, basta clicar aqui e ser redirecionado.
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.