Topo

Esse conteúdo é antigo

Governo de SP promete dobrar policiamento para impedir assaltos

O prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (à esq) e o governador do estado, Rodrigo Garcia (à direita)  - Herculano Barreto Filho/UOL
O prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (à esq) e o governador do estado, Rodrigo Garcia (à direita) Imagem: Herculano Barreto Filho/UOL

Herculano Barreto Filho

Do UOL, em São Paulo

04/05/2022 09h14Atualizada em 04/05/2022 09h43

O governador de São Paulo, Rodrigo Garcia (PSDB), anunciou hoje que a capital paulista passará a contar com o dobro de policiamento nas ruas em uma ação em conjunto entre Polícia Militar, Guarda Civil e Polícia Civil. A medida é uma resposta à onda de assaltos na cidade, principalmente envolvendo criminosos disfarçados de entregadores.

Chamada de Operação Sufoco, a medida promete aumentar o efetivo atual de cerca de 5.000 policiais em mais 4.740 agentes, que atuarão em jornadas extras.

O conjunto de ações foi anunciado hoje de manhã em entrevista coletiva concedida no Copom (Centro de Operações da Polícia Militar) com a participação de Garcia, que assumiu o governo de São Paulo no começo do mês após a saída de João Doria e será candidato à reeleição.

"Aqui em São Paulo, o bandido que levantar a arma vai levar bala da polícia", disse Garcia, que estava acompanhado por Ricardo Nunes (MDB), prefeito de São Paulo. Contudo, Nunes não se manifestou.

O coronel Ronaldo Miguel Vieira, que assumiu ontem o comando da PM de São Paulo, disse na ocasião que serão feitas abordagens a todos os motoqueiros para coibir roubos cometidos por criminosos disfarçados de entregadores de aplicativos.

A polícia também atuará de maneira integrada com empresas responsáveis por entrega por aplicativo para que seja possível identificar mais rapidamente quem são os colaboradores e eventuais criminosos disfarçados.

Como será a operação

A ação ainda contará com 1.500 viaturas adicionais, cinco helicópteros da PM e um da Polícia Civil em um investimento mensal de R$ 41,8 milhões para pagamento das jornadas extras e do uso dos veículos —R$ 30 milhões serão repassados pelo governo de São Paulo, e o restante será bancado pela prefeitura da capital paulista.

Questionado sobre uma eventual sobrecarga de trabalho, João Campos, secretário de Segurança Pública que também participou da coletiva, disse que havia limitação de dez jornadas extras por agente.

As ações, que começaram hoje na capital paulista, serão estendidas para a região metropolitana de São Paulo e para os municípios mais populosos do interior, anunciou Garcia. Contudo, não detalhou em quais cidades e quando isso será feito.

O governador também pediu a compreensão da população paulista. "Vamos realizar muitas blitze e isso vai mexer com o cotidiano da cidade. Peço desculpas pelo transtorno. Mas ao mesmo tempo peço apoio da população. Dentro da lei, vamos combater o crime com ainda mais firmeza", disse.

Garcia comenta morte de jovem

Garcia também citou a morte do jovem Renan da Silva Loureiro, que morreu ao ser atingido por um tiro na cabeça em um assalto cometido por um criminoso disfarçado de entregador de aplicativos na noite de 25 de abril.

"Como pai de três filhos, fiquei muito impactado pelo assassinato do jovem Renan. Quero deixar um aviso claro a brandidos escondidos de maneira covardia atrás de um capacete e disfarçados de entregadores. Que eles mudem de profissão ou de estado, porque a polícia vai atrás de cada um deles. Quem cometer crime, vai ser preso", disse.