2023 em 5 minutos: relembre os principais fatos do Brasil e do mundo
O ano de 2023 chega ao fim com uma série de eventos históricos no cenário nacional e internacional —como os atos golpistas de 8 de Janeiro e a guerra entre Israel e Hamas. Relembre alguns deles.
Política nacional: movimentada desde início
Lula (PT) toma posse e inicia terceiro mandato inédito. Após a disputa pela Presidência mais acirrada na história, o petista subiu a rampa acompanhado de brasileiros que simbolizariam a diversidade do povo e recebeu a faixa presidencial de uma integrante do grupo —um ato simbólico que só ocorreu porque o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) se isolou após a derrota e partiu para os Estados Unidos no fim de 2022.
Atos golpistas do 8 de Janeiro colocam democracia em risco. A "lua de mel" de Lula durou pouco, e o governo se deparou com a depredação de prédios, obras de arte, monumentos históricos e as próprias sedes dos Três Poderes por radicais. Centenas foram presos na data e nos dias seguintes, incluindo o ex-secretário de Segurança Pública do Distrito Federal Anderson Torres.
CPMI do 8 de Janeiro tenta reconstituir trajetória da tentativa de golpe. Entre maio e novembro, a comissão ouviu desde pessoas próximas a Bolsonaro, como o tenente-coronel Mauro Cid, até chefes das forças de segurança na época dos ataques. Ao fim, a CPMI pediu pelo indiciamento de mais de 60 pessoas, incluindo Bolsonaro e 31 militares.
Bolsonaro se torna inelegível até 2030. Em junho, o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) considerou que o ex-presidente abusou do poder político e uso indevido dos meios de comunicação durante uma reunião com embaixadores em 2022. Em outubro, Bolsonaro foi novamente condenado, agora junto ao seu antigo vice, o general Walter Braga Netto, pelos atos no Bicentenário da Independência.
Escândalo mostrou como Bolsonaro agiu para manter joias da Presidência. Uma investigação do jornal O Estado de S.Paulo mostrou que o ex-presidente agiu para manter presentes de luxo que deveriam ser direcionadas ao acervo da União. Ele e sua esposa, a ex-primeira dama Michelle Bolsonaro, bem como seu antigo ajudante de ordens, Mauro Cid, ainda são investigados pela PF.
Indicações de Lula: Zanin e Dino no STF, Gonet na PGR. O presidente foi pressionado para aumentar a diversidade na Suprema Corte, que nunca teve uma mulher negra entre seus 11 ministros, mas optou por indicar seu antigo advogado Cristiano Zanin e seu ministro de Justiça, Flávio Dino. Para a Procuradoria-Geral da República, Lula não seguiu a lista tríplice da categoria e indicou Paulo Gonet.
Os crimes que marcaram 2023
Facção faz atentados no Rio Grande do Norte. Ao menos 14 cidades passaram por momentos de terror em março, quando mais de 200 ataques, incluindo queima de ônibus e depredação de comércios, prédios públicos e outros, foram empreendidos por uma facção criminosa do estado.
Ataque em escola de São Paulo termina com professora morta. No fim de março, um ataque a faca feito por um estudante na E.E. Thomazia Montoro, na zona oeste da capital paulista, deixou 5 alunas feridas e matou uma professora de 71 anos.
Médicos são assassinados no Rio após um deles ser confundido com miliciano. Grupo estava reunido em orla da Barra da Tijuca após congresso em outubro, mas foi alvejado por centenas de tiros. Três médicos morreram, e o que sobreviveu já passou por cinco cirurgias desde então. Os suspeitos do crime foram encontrados mortos em um carro no dia seguinte.
Zinho, miliciano mais procurado do Rio de Janeiro, se entrega à PF. Com medo de ser executado por facções criminosas rivais, segundo fontes ouvidas pelo UOL, o miliciano foi preso no dia 24 de dezembro.
Nova guerra no cenário internacional
Submersível com milionários implode. O submersível da empresa OceanGate desapareceu no dia 18 de junho e, no dia 22, a Guarda Costeira dos EUA anunciou ter encontrado seus destroços. Uma perda de pressão causou a morte dos cinco ocupantes.
Hamas ataca Israel, e guerra começa. No dia 7 de outubro, milhares de israelenses foram mortos e centenas foram sequestrados pelo grupo extremista Hamas, dando início à guerra. Até agora, pelo menos 20 mil palestinos, a maioria mulheres e crianças, foram mortos em ataques na Faixa de Gaza. As forças israelenses têm sido pressionadas por parte da comunidade internacional e acusadas de "punição coletiva", mas o país conta com o apoio dos EUA para, segundo o governo de Benjamin Netanyahu, "exterminar" o Hamas.
Newsletter
DE OLHO NO MUNDO
Os principais acontecimentos internacionais e uma curadoria do melhor da imprensa mundial, de segunda a sexta no seu email.
Quero receberUltraliberal Javier Milei é eleito na Argentina. No dia 19 de novembro, os argentinos escolheram Javier Milei como novo presidente. Pouco tempo após a posse, o admirador de figuras como Bolsonaro e Donald Trump, anunciou um polêmico decreto de desregulamentação da economia e sugeriu uma lei que fecha o cerco contra manifestantes.
Desastres ambientais atravessam o ano
Tragédia das chuvas no litoral de São Paulo deixa mais de 50 mortos. Em fevereiro, chuvas com médias históricas acabaram em deslizamentos e inundações nas cidades de Ubatuba e São Sebastião.
Ciclone arrasa Rio Grande do Sul e faz mais de 40 vítimas. O ciclone extratropical que passou por cidades do Rio Grande do Sul e Santa Catarina deixou um rastro de destruição na região em outubro.
Após anos de afundamento, mina da Braskem colapsa em Maceió. Em 10 de dezembro, uma das minas da Braskem em Maceió colapsou após dias de preocupação e evacuação na região. Ninguém ficou ferido, mas tema retomou problemática das décadas de exploração de sal-gema na capital alagoana.
Recordes e títulos inéditos nos esportes
Messi ganha (de novo) a Bola de Ouro. Pela oitava vez, argentino foi considerado o melhor jogador do mundo pela revista France Football.
Rebeca Andrade faz história na ginástica olímpica. Em 7 de outubro, a ginasta brasileira se tornou bicampeã mundial no salto durante o Mundial de Ginástica Olímpica em Antuérpia, na Bélgica. Mais um ouro viria nos Jogos Pan Americanos de Santiago, em outubro.
Fluminense ganha a Libertadores pela 1ª vez. Liderados por Fernando Diniz, o time de Laranjeiras bateu o Boca Juniors no Maracanã no dia 4 de novembro e conquistou, enfim, a glória eterna.
Palmeiras é dodecacampeão do Brasileirão. Verdão levou seu 12º título do Campeonato Brasileiro na última rodada e se isolou como maior campeão do torneio.
Famosos: relembre perdas e principais notícias
Brasil perde Glória Maria, uma das maiores jornalistas do país. Ícone da TV brasileira, a apresentadora morreu no dia 2 de fevereiro.
Morre aos 75 anos Rita Lee, lenda da música brasileira. A Rainha do rock brasileiro, como era conhecida a despeito de não gostar exatamente do título, morreu em 9 de maio. Em autobiografia, Rita Lee já tinha sugerido o próprio epitáfio: "Ela não foi um bom exemplo, mas era gente boa".
Faustão faz transplante de coração. O apresentador entrou na fila do SUS por um coração e realizou a cirurgia em agosto. Ele se tornou uma voz ativa pela doação de órgãos.
Ator Kayky Brito é atropelado, mas sobrevive. Em cena registrada por câmeras de segurança, o ator ficou gravemente ferido e passou dias na UTI após ser atingido por um carro no dia 2 de setembro. Meses depois, o ator se recupera bem.
Fã de Taylor Swift morre em show por exaustão térmica. A tragédia marcou a passagem de uma das maiores cantoras pop da atualidade pelo Brasil. Ana Clara Benevides, de 23 anos, morreu no dia 17 de novembro por exaustão térmica em meio a uma onda de calor. Fãs cobram responsabilização da produtora Time for Fun.
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.