SP: Covas vai a eleitores mais velhos e Erundina lidera carreata por Boulos
No último dia de campanha do segundo turno das eleições 2020 em São Paulo, o prefeito Bruno Covas (PSDB), que tenta a reeleição à Prefeitura de São Paulo, visitou militantes do partido e lembrou do avô Mário Covas, ex-governador.
Com covid-19, o adversário Guilherme Boulos (PSOL) não foi para as ruas, mas foi representado pela candidata a vice na chapa, Luiza Erundina (PSOL), e pelos candidatos derrotados no primeiro turno Jilmar Tatto (PT) e Orlando Silva (PCdoB).
Numa estratégia de evitar a abstenção, Covas focou em militantes com mais de 50 anos —ele lidera as pesquisas com folga entre os eleitores mais velhos, mas existe a preocupação com esta faixa etária, que pode ter receio de sair de casa por fazer parte do grupo de risco da covid-19.
O prefeito-candidato ouviu histórias de seu avô contadas por pessoas que fizeram campanhas para ele. À imprensa, na última coletiva, ele disse que saúde educação, saúde e geração de renda são as principais dificuldades que o vencedor da eleição vai enfrentar. E desejou pronta recuperação para seu adversário.
O candidato Guilherme Boulos é meu adversário, não é meu inimigo. As pessoas precisam perceber que na democracia a gente precisa respeitar quem pensa diferente da gente."
Bruno Covas (PSDB)
Quatro carreatas até a avenida Paulista
Boulos ficou em casa e relatou que começou a ter sintomas da covid-19. O PSOL organizou carreatas para marcar o último dia de campanha.
Luiza Erundina foi a protagonista —de dentro do "Erundinamóvel" ou "Cata-Voto", um carro adaptação para que ela possa fazer campanha na rua durante a pandemia, ela saiu do Campo Limpo, bairro onde vive Boulos, e seguiu até a avenida Paulista, onde se encontrou com outras carreatas.
No total, foram quatro trajetos, cada um partindo de uma região periférica diferente da cidade e com um cabo eleitoral diferente.
- O ex-secretário de Transportes Jilmar Tatto, partiu do Grajaú, na zona sul, e passou por bairros que formam sua base eleitoral.
- O deputado federal Orlando Silva, que disputou a eleição pelo PCdoB, esteve à frente da carreata de São Mateus, na zona leste.
- Inicialmente, Erundina estaria na da Brasilândia, mas foi deslocada para a do Campo Limpo, na zona sul.
- A da Brasilândia, na zona norte, aconteceu sem um cabo eleitoral.
[É] A maior novidade na política brasileira nos últimos anos. É uma chapa de encontro de gerações, atraindo a juventude."
Luiza Erundina (PSOL)
A campanha, de fato, terminou no fim da noite. Com apoiadores e Orlando Silva, Erundina participou de uma marcha que interditou o trânsito da avenida Paulista.
Em áudio enviado a eleitores, Boulos disse que "dá para ganhar".
Pesquisa mostra tendência. E a tendência de todas as pesquisas na última semana é o nosso crescimento e a queda do nosso adversário", disse."
Guilherme Boulos (PSOL)
Últimas pesquisas eleitorais
No fim do dia, pesquisas eleitorais indicaram vantagem de Covas sobre Boulos nas intenções de voto. Levantamentos divulgados por Ibope e Datafolha mostram o tucano com uma vantagem de ao menos oito pontos percentuais em relação ao psolista.
Você utiliza a Alexa? O UOL é o parceiro oficial da assistente de voz da Amazon, com boletins de notícias e dados atualizados das últimas pesquisas eleitorais e dos resultados do 2º turno. Para saber sobre a eleição na sua cidade com a credibilidade do UOL, pergunte: "Alexa, qual é o resultado da pesquisa eleitoral em São Paulo?", por exemplo, ou "Alexa, quem ganhou a eleição no Rio de Janeiro?". Nos encontramos lá!
*Com reportagem de Felipe Pereira, Nathan Lopes e Wanderley Preite Sobrinho
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.