Tudo o que você precisa saber no dia da eleição para votar
Amanhã (2) acontece em todo o Brasil o primeiro turno das eleições de 2022. Os 156 milhões de eleitores vão escolher os ocupantes de cinco cargos. A ordem para votar na urna eletrônica é deputado federal, deputado estadual ou distrital, senador, governador e presidente da República.
As seções eleitorais abrem às 8h (horário de Brasília) e fecham às 17h. Quem estiver na fila vai poder votar mesmo se passar dessa hora. Pela primeira vez, todos os estados vão obedecer o fuso oficial do Brasil, ou seja, o horário de Brasília.
A unificação do horário de votação vale só para o território nacional e não abrange os eleitores que votarão no exterior. As seções eleitorais fora do Brasil também funcionarão das 8h às 17h, mas respeitarão o fuso horário de cada país.
A partir das 17h, o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) estima começar a divulgar os resultados da apuração. Você vai poder acompanhar pelo placar do UOL.
Quem tem de ir votar? Todo cidadão brasileiro alfabetizado e maior de 18 anos é obrigado a votar. O voto é facultativo para os analfabetos, os maiores de 70 anos e os que têm entre 16 e 18 anos.
Que documentos devo levar para votar? Precisa ser um documento oficial com foto e o título de eleitor, mas pode ser a versão digital do e-Título. Mas não vale certidão de nascimento ou de casamento.
Se não tiver o título, precisa saber onde votar e levar o documento com foto. Estando regular, vai poder votar. Também não é necessário ter feito a biometria, suspensa desde a pandemia.
O que é proibido? Tem regras a serem cumpridas no dia de hoje, com coisas que podem e não podem ser feitas. Um exemplo é a proibição de porte de arma pelos colecionadores e caçadores. Também não vai ser possível entrar com celular na cabine de votação.
Já sobre o consumo de bebida alcoólica não existe uma legislação específica com veto. Cada estado decide sobre o tema em parceria com a Secretaria de Segurança local.
Quem não votar pode justificar online. O UOL fez um passo a passo. Se não votar nem justificar, o eleitor toma multa e é impedido de participar de concursos públicos, por exemplo.
A justificativa pode ser feita de forma inteiramente online, pelo aplicativo e-Título ou pelo site do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), ou presencialmente, no dia da respectiva eleição, em mesas receptoras de justificativas instaladas em locais de votação determinados pelos TREs (Tribunais Regionais Eleitorais) e pelos Cartórios Eleitorais.
Para descobrir a zona eleitoral em que a justificativa deve ser realizada, basta acessar os sites dos Tribunais Regionais Eleitorais ou do TSE, na opção "consulta a zonas eleitorais".
Se não for definido o governador ou o presidente, haverá segundo turno no dia 30 de outubro. O UOL fez este guia sobre os tipos de voto. O eleitor tem a chance de votar no segundo turno, mesmo que não tenha votado no primeiro.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.