Topo

Lula e Simone Tebet se reúnem em São Paulo nesta sexta-feira (7)

A senadora Simone Tebet (MDB) anuncia apoio a Lula  - Ana Paula Bimbati/UOL
A senadora Simone Tebet (MDB) anuncia apoio a Lula Imagem: Ana Paula Bimbati/UOL

Do UOL, em São Paulo

06/10/2022 23h48

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e a senadora Simone Tebet (MDB), candidata derrotada à Presidência da República, irão se reunir em São Paulo nesta sexta-feira (7). O encontro ocorre no escritório do petista, às 16 h, no Pacaembu, zona oeste da capital paulista. A informação foi confirmada pela assessoria de Tebet ao UOL.

Terceira colocada no primeiro turno, Simone Tebet declarou ontem apoio a Lula após a executiva nacional do MDB anunciar que adotará posição de neutralidade na disputa entre o petista e o presidente Jair Bolsonaro (PL), na segunda etapa das eleições.

"Apesar das críticas que fiz, depositarei nele o meu voto. Seu compromisso é com a democracia e Constituição, o que desconheço no atual presidente", afirmou. A parlamentar disse que não "cabe omissão" neste momento e que, "Até o dia 30 de outubro" estará nas ruas em campanha pelo petista. "Meu grito será pela defesa da democracia e por justiça social", afirmou.

Na terça-feira (4), em um pronunciamento no qual não citou o nome de Lula, Ciro Gomes (PDT) anunciou que seguirá a decisão de seu partido de apoiar o ex-presidente. O ex-governador do Ceará foi o quarto colocado no primeiro turno das eleições, com 3,04% dos votos, atrás de Simone Tebet (4,16%), Bolsonaro (43,20%) e Lula (48,43%).

"Critiquei os dois candidatos que disputarão o segundo turno e continuo a reiterar as minhas críticas. Mas, pelo meu amor ao Brasil, à democracia e à Constituição, pela coragem que nunca me abandonou, peço desculpas aos amigos e companheiros que imploraram pela neutralidade neste segundo turno, preocupados que estão com a eventual perda de algum capital político, para dizer que o que está em jogo é muito maior que cada um de nós", afirmou Tebet.

Segundo a senadora, seu voto está de acordo com sua "consciência e razão". Tebet fez um pronunciamento de pouco menos de dez minutos e saiu sem dar entrevista para imprensa.

um Brasil a ser, imediatamente, reconstruído. Há um povo a ser, novamente, reunido. Reunido na diversidade, antes e sempre, a nossa maior riqueza, agora esmigalhada por todos os tipos de discriminação
Simone Tebet, senadora e terceira colocada nas eleições

Governadores com Lula. Em reunião na tarde de hoje, em São Paulo, Lula reuniu oito governadores e 16 senadores para reagir à crescente mobilização de chefes do Executivo em torno de Bolsonaro nos últimos dias. Dos governadores eleitos ou reeleitos no último domingo, cinco já declararam apoio a Lula:

  • Elmano Freitas (PT), do Ceará
  • Rafael Fonteles (PT), do Piauí
  • Fátima Bezerra (PT), do Rio Grande do Norte
  • Carlos Brandão (PSB), do Maranhão
  • Helder Barbalho (MDB), do Pará

Apoios a Bolsonaro

Mais governadores. Os governadores reeleitos do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), e do Paraná, Ratinho Jr (PSD), visitaram Bolsonaro hoje, no Palácio do Alvorada, e declararam apoio pela reeleição do presidente.

Ibaneis, que teve atritos com Bolsonaro na pandemia, declarou que o apoio ao atual mandatário no segundo turno é "natural" e "vem de coração". O emedebista criticou Tebet por ter se alinhado a Lula, afirmando que a posição da senadora é isolada no MDB.

Outros nomes do partido tendem a apoiar Bolsonaro. O presidente nacional da sigla, deputado Baleia Rossi (SP), e o prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes, declararam apoio ao ex-ministro Tarcísio de Freitas (Republicanos) no segundo turno da disputa pelo governo estadual, e tendem a se alinhar a Bolsonaro.

Hoje Bolsonaro confirmou também o apoio de Ronaldo Caiado (União-GO), reeleito governador de Goiás, com quem também teve atritos devido à gestão da pandemia. Ao todo, o presidente já tem o apoio de oito chefes de Executivo estaduais, o que inclui vários dos maiores colégios eleitorais do país.

  • Gladson Cameli (PP), do Acre
  • Ibaneis Rocha (MDB), do Distrito Federal
  • Ronaldo Caiado (União Brasil), de Goiás
  • Mauro Mendes (União Brasil), de Mato Grosso
  • Romeu Zema (Novo), de Minas Gerais
  • Ratinho Jr (PSD), do Paraná
  • Cláudio Castro (PL), do Rio de Janeiro
  • Antonio Denarium (PP), de Roraima

Posição de Temer. O ex-presidente Michel Temer (MDB), antecessor de Bolsonaro no cargo, deverá ficar neutro no segundo turno. Conforme apurou o UOL, ele já garantiu que não apoiará Lula, mas só deverá anunciar na sexta-feira sua posição definitiva.

Diante de notícias publicadas hoje, de que o emedebista apoiaria Bolsonaro, o ex-ministro Moreira Franco (MDB), um dos nomes mais próximos de Temer, afirmou que ele não deverá se alinhar ao atual presidente.