Topo

Grávida, Marília Arraes passa mal em sabatina e fica sob observação médica

17.out.2022 - A candidata ao governo de Pernambuco Marília Arraes (Solidariedade) concede entrevista à TV Tribuna. - Tiago Calazans
17.out.2022 - A candidata ao governo de Pernambuco Marília Arraes (Solidariedade) concede entrevista à TV Tribuna. Imagem: Tiago Calazans

Do UOL, em São Paulo

17/10/2022 22h18Atualizada em 18/10/2022 10h48

A candidata ao governo de Pernambuco Marília Arraes (Solidariedade) passou mal durante sabatina concedida na tarde desta segunda-feira (17) à TV Tribuna. Marília está grávida de seis meses e disputa o governo contra Raquel Lyra (PSDB).

"Marília apresentou um pico hipertensivo significativo e precisou ficar sob observação médica, inclusive para realização de exames mais detalhados", informou a assessoria da candidata em nota ao UOL. "Encontra-se estável".

As atividades de campanha da candidata, que conta com o apoio de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), e estavam programadas para a noite de segunda-feira foram suspensas em razão do episódio. Marília já é mãe de Maria Isabel e Maria Bárbara.

A agenda de Marília para terça-feira (18) está mantida. Ela participa do debate CBN/FIEPE e depois será entrevistada pelo "NE2", da TV Globo.

O ex-presidente Lula respondeu ao tuíte anunciando a suspensão da agenda de Marília e desejou melhoras para a candidata aliada.

Sabatina. Na entrevista aos jornalistas Moab Augusto e João Alberto, Marília comentou sobre o cortejo que fez pelas ruas do Recife, cercado de militantes, e ao lado do ex-presidente Lula na última sexta-feira (14). O ato durou cerca de 1h40 e percorreu quase 2 km no centro rumo ao Recife Antigo. Segundo a candidata, "representar o projeto de Lula em Pernambuco é uma responsabilidade grande".

"Fiquei muito emocionada com a visita do presidente Lula. As milhares de pessoas que estavam lá, em um dia de semana, no meio da tarde, mostraram que têm esperança de um país melhor e de um Pernambuco melhor. Já a outra candidata tem reunido cada vez mais apoiadores de Bolsonaro. Ela diz que não tem candidato a presidente, mas está aliada à tropa de Bolsonaro", disparou Marília, possivelmente se referindo à Raquel.

Na entrevista, Marília aproveitou para reforçar o apoio ao candidato do PT ao Palácio do Planalto e também repudiou a fala do presidente Jair Bolsonaro (PL) sobre meninas venezuelanas. A declaração do presidente ocorreu durante uma entrevista que o chefe do Executivo deu a um podcast na sexta-feira (14), na qual o candidato à reeleição diz que encontrou, em 2021, adolescentes da Venezuela "arrumadas para ganhar a vida" em São Sebastião, região administrativa do Distrito Federal, insinuando prostituição infantil. Nessa entrevista, o presidente também se referiu ao episódio dizendo que "pintou um clima".

"Temos dois projetos. Um que está junto de Lula, que defende a democracia, o fim da miséria, que as pessoas possam comer. O outro lado não se preocupa com isso. Aproveito para repudiar a fala do presidente Bolsonaro sobre as meninas venezuelanas, na última semana. E eu me pergunto: como pode alguém escutar o que essa criatura falou e não dizer nada?", afirmou a candidata do Solidariedade.

Marília terminou o primeiro turno na frente de Raquel

No primeiro turno, Marília teve 23,97% (1.175.651 votos) enquanto Raquel ficou em segundo lugar, com 20,58% (1.009.556 votos). Anderson Ferreira (PL) ficou em terceiro lugar na disputa, com 18,15% (890.220 votos).

O empresário Fernando Lucena, marido de Raquel Lyra, morreu no dia do primeiro turno das eleições (2 de outubro), após sofrer um "mal súbito" no apartamento da família, no bairro Maurício de Nassau, em Caruaru. O casal, junto há 29 anos, tem dois filhos.

Pesquisa Ipec realizada com entrevista nos domicílios para a corrida do governo de Pernambuco, contratada pela TV Globo Nordeste e divulgada na última terça-feira (11), apontou Raquel liderando a disputa para o governo, com 54% das intenções de votos válidos, ante 46% de Marília.

Errata: este conteúdo foi atualizado
Diferentemente do que informavam o título e a home do UOL, Marília não foi internada. Ela ficou sob observação médica para passar por exames. O texto foi corrigido.