Papa pede a cardeais que resistam a pessimismo e levem sabedoria aos jovens
Em sua primeira audiência com todos os cardeais presentes no Vaticano após ter se tornado papa, Francisco ressaltou que metade deles já devem estar idosos e que deveriam usar a sua experiência para repassar sabedoria aos mais jovens. Ao chegar à Sala Clementina, onde acontece o encontro na manhã desta sexta-feira (15), foi recebido por aplausos.
"Caros irmãos, creio que metade de nós já somos velhos. Ser idoso é a sabedoria da vida. Levemos essa sabedoria aos jovens, essa sabedoria da vida", disse.
O pontífice fez agradecimentos nominais ao cardeal decano, Angelo Sodano, ao cardeal camerlengo, Tarcisio Bertone, por ter conduzido a Igreja durante a fase de transição, e ao cardeal Giovanni Battista Re, que coordenou o conclave.
“Tenho uma profunda gratidão a todos vocês pela condução da Igreja durante o período de Sede Vacante”, afirmou o papa sobre a fase em que a Igreja Católica ficou sem líder, depois da renúncia de Bento 16.
Francisco citou ainda o legado do agora papa emérito, Bento 16, dizendo que "sentimos que ele colocou no nosso coração uma chama que continua a arder e permanecerá acesa". O secretário particular do papa emérito, Georg Gänswein, também participou da audiência.
O papa recomentou ainda que os cardeais voltem aos seus ministérios levando a experiência dos últimos dias.
Vestido com uma simples batina branca e uma cruz de ferro, Francisco convidou, em um improviso, os cardeais a sentir-se com ele "em uma comunidade de amigos". "Somos todos irmãos, e isto faz bem a todos", disse.
Logo no início da audiência, por volta das 11h no horário local (7h em Brasília), um dos cardeais leu um breve discurso em que cumprimentou o novo pontífice.
"Saiba, padre santo, que todos nós cardeais estamos à sua completa disposição, para criar com você o cenáculo da Igreja nascente", afirmou.
Papa pede resistência às tentações do diabo
O papa Francisco pediu a líderes da Igreja Católica, na audiência de hoje, para nunca cederem ao pessimismo e ao desânimo, e para manterem os olhos na verdadeira missão da Igreja.
"Que nunca nos entreguemos ao pessimismo, a esta amargura, que o diabo coloca diante de nós todo dia. Que nós não cedamos ao pessimismo e o desânimo", disse o papa aos cardeais reunidos na Capela Sistina.
Cardeais expressam gratidão a Francisco
O cardeal Angelo Sodano saudou Francisco em nome do colégio cardinalício e lhe expressou "gratidão por ter aceitado o convite do Senhor" para assumir o Pontificado.
"Saiba que nós todos, seus cardeais, nos sentiremos a sua completa disposição buscando formar com o senhor o cenáculo apostólico da Igreja nascente", afirmou Sodano.
Sodano disse que os cardeais procurarão por sua parte dar sua "contribuição" ao ministério petrino e citou a carta de São Paulo aos romanos. "Cada um atue segundo a graça recebida colocando-a ao serviço um dos outros".
"Sobre estes nossos propósitos imploramos sua benção", concluiu o cardeal. (Com agências de notícias)
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.