Topo

Guerra da Rússia-Ucrânia

Notícias do conflito entre Rússia e Ucrânia


Esse conteúdo é antigo

Vídeo mostra forças ucranianas atacando tropas russas com drone; assista

Herculano Barreto Filho

Do UOL, em São Paulo

27/02/2022 18h22Atualizada em 27/02/2022 22h40

Um vídeo obtido pelo UOL mostra o momento em que tropas russas são abatidas no distrito de Malina, região de Zhytomyr, a cerca de 100 quilômetros da capital Kiev. A reportagem também obteve o teor da conversa entre os militares ucranianos no momento da destruição ocorrida hoje, no quarto dia de guerra.

A informação foi confirmada hoje à noite pelo general Valerii Zaluzhnyi, comandante das forças armadas da Ucrânia, que disse à CNN Internacional ter divulgado a filmagem mostrando a destruição causada por míssil acoplado a um drone. O armamento, vindo da Turquia, é considerado de alto poder de destruição e foi adquirido em 2021 pelo governo ucraniano, informou o oficial.

27.fev.2022 - Vídeo mostra forças ucranianas bombardeando tropas russas com drone - Reprodução da internet - Reprodução da internet
27.fev.2022 - Imagem antes do bombardeio às tropas russas com drone
Imagem: Reprodução da internet

As imagens do vídeo mostram um comboio formado por sete veículos russos na mira de um drone com projéteis antitanque. "Cuidado! O inimigo está tentando escapar", alerta um militar, no idioma ucraniano.

Em seguida, o artefato explosivo é disparado e é possível ver uma nuvem escura após a explosão, seguida de aplausos e gritos de comemoração dos homens envolvidos na ação.

Olha a quantidade de terra que subiu! Parecem fogos de artifício. Difícil alguém ter sobrevivido"
Frase dita por um militar ucraniano após drone explodir comboio russo

27.fev.2022 - Vídeo mostra forças ucranianas bombardeando tropas russas com drone - Reprodução da internet - Reprodução da internet
27.fev.2022 - Vídeo mostra forças ucranianas bombardeando tropas russas com drone
Imagem: Reprodução da internet

Segundo o Ministério da Defesa da Ucrânia, mais de 4,3 mil soldados do país invasor morreram desde o início do conflito. O governo russo admitiu pela primeira vez "mortos e feridos" no conflito.

Tropas russas se aproximam de Kiev

Apesar do sucesso da ação, imagens de satélite dos Estados Unidos mostram tropas russas se aproximando da capital Kiev. As fotos, divulgadas pela Maxar Technologies, exibem um comboio se estendendo por mais de cinco quilômetros em uma estrada.

Em comunicado oficial hoje, a Embaixada do Brasil na Ucrânia disse que não há a possibilidade de saída de Kiev em meio a ataques aéreos. A entidade consular já havia alertado ontem (26) aos brasileiros sobre a urgência de proteção de ataques aéreos na capital.

"Pedimos a todos que sigam com urgência a um abrigo", diz um dos comunicados enviados pela embaixada aos brasileiros —sem indicar como ou onde os cidadãos devem buscar por proteção.

A embaixada também repassou aos brasileiros um mapa do país indicando locais com estações de trem em funcionamento e atualizou a situação de quatro cidades, incluindo Kiev e Kharkiv.

Bombardeios em áreas residenciais

O governo ucraniano informou hoje ter concordado em negociar um possível cessar-fogo após aumento da pressão militar imposta pelo presidente russo Vladimir Putin.

Em pronunciamento hoje, o presidente ucraniano Volodimir Zelensky informou bombardeios em áreas residenciais, atingindo jardins de infância e ambulância. Um menino de 6 anos morreu após um ataque em Kiev na noite de sábado (26).

A Rússia nega ataques a casas e diz que mira estruturas militares. Contudo, o governo ucraniano informou a morte de ao menos 352 civis desde o início da invasão. Entre elas, 14 crianças. O país ainda registrou que pelo menos 1.684 pessoas, incluindo 116 crianças, ficaram feridas.

Socorro a brasileiros

O Itamaraty avalia enviar dois aviões da FAB para resgate de brasileiros. Ainda não há datas ou orientações a respeito da operação.

O órgão reitera a importância do registro junto à embaixada por meio do link: https://forms.gle/GjfKD3Mrbs1y9rAG7.

Brasileiros na Ucrânia ou familiares, seja no Brasil ou em outros países, podem obter orientações por diversos meios. Nas redes sociais, as atualizações são disponibilizadas pelo Twitter (twitter.com/brasilukraine), Telegram (t.me/s/embaixadabrasilkiev) e Facebook (facebook.com/Brasil.Ukraine) da Embaixada em Kiev.

O plantão consular internacional está sendo realizado pelo número +380 50 384 5484. Também há plantão realizado no Brasil, que pode ser contatado no número +55 61 98260-0610.