Prefeito de Kiev: 'Ouvimos explosões a cada hora durante as noites'
O prefeito de Kiev, Vitali Klitschko, disse que a capital da Ucrânia está sob ataque "ininterrupto" das tropas da Rússia. O quinto dia da invasão russa foi marcado por uma rodada de negociações sem acordo e por bombardeios em Kiev e Kharkiv, desde a madrugada.
Nós ouvimos explosões a cada hora durante a noite passada, durante toda a noite passada, nos últimos quatro dias. As pessoas estão muito nervosas, passam muito tempo em bunkers.
Vitali Klitschko, prefeito de Kiev, em entrevista à CNN Internacional
Até agora, 352 pessoas morreram, sendo 16 crianças, segundo o Ministério da Saúde da Ucrânia. Além disso, 2.040 civis ficaram feridos, sendo 45 crianças.
O prefeito disse que está orgulhoso dos cidadãos ucranianos, que estão lutando pelo futuro democrático do país. Para o político, os soldados ucranianos são "heróis".
"As pessoas pegam as armas e estão prontas para defender nossas casas, defender nossas famílias, defender nosso futuro e nosso país. E estou muito orgulhoso. Estamos prontos para lutar e prontos para morrer por nosso país natal, por nossas famílias, porque é nosso lar. É nosso futuro, e alguém quer entrar em nossa casa e roubar nosso futuro."
Klitschko não sabe dizer quanto tempo Kiev resistirá à invasão russa, mas entende que pode levar "muito tempo".
Em uma mensagem ao presidente da Rússia, Vladimir Putin, o prefeito disse que a Ucrânia fazia parte da União Soviética e não quer a Rússia de volta.
"Vemos nosso futuro como um país europeu democrático e moderno. É isso. Sem discussão. É nosso objetivo. Estamos lutando por isso. Estamos lutando por nosso país. Estamos lutando por nosso sonho", disse ele para o canal de TV.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.