Topo

Guerra da Rússia-Ucrânia

Notícias do conflito entre Rússia e Ucrânia


Esse conteúdo é antigo

Prefeito de Kiev: 'Ouvimos explosões a cada hora durante as noites'

Prefeito de Kiev e ex-campeão mundial de boxe no peso pesado, Vitali Klitschko - Reprodução/ Twitter
Prefeito de Kiev e ex-campeão mundial de boxe no peso pesado, Vitali Klitschko Imagem: Reprodução/ Twitter

Colaboração para o UOL

01/03/2022 00h50Atualizada em 01/03/2022 01h49

O prefeito de Kiev, Vitali Klitschko, disse que a capital da Ucrânia está sob ataque "ininterrupto" das tropas da Rússia. O quinto dia da invasão russa foi marcado por uma rodada de negociações sem acordo e por bombardeios em Kiev e Kharkiv, desde a madrugada.

Nós ouvimos explosões a cada hora durante a noite passada, durante toda a noite passada, nos últimos quatro dias. As pessoas estão muito nervosas, passam muito tempo em bunkers.
Vitali Klitschko, prefeito de Kiev, em entrevista à CNN Internacional

Até agora, 352 pessoas morreram, sendo 16 crianças, segundo o Ministério da Saúde da Ucrânia. Além disso, 2.040 civis ficaram feridos, sendo 45 crianças.

O prefeito disse que está orgulhoso dos cidadãos ucranianos, que estão lutando pelo futuro democrático do país. Para o político, os soldados ucranianos são "heróis".

"As pessoas pegam as armas e estão prontas para defender nossas casas, defender nossas famílias, defender nosso futuro e nosso país. E estou muito orgulhoso. Estamos prontos para lutar e prontos para morrer por nosso país natal, por nossas famílias, porque é nosso lar. É nosso futuro, e alguém quer entrar em nossa casa e roubar nosso futuro."

Klitschko não sabe dizer quanto tempo Kiev resistirá à invasão russa, mas entende que pode levar "muito tempo".

Em uma mensagem ao presidente da Rússia, Vladimir Putin, o prefeito disse que a Ucrânia fazia parte da União Soviética e não quer a Rússia de volta.

"Vemos nosso futuro como um país europeu democrático e moderno. É isso. Sem discussão. É nosso objetivo. Estamos lutando por isso. Estamos lutando por nosso país. Estamos lutando por nosso sonho", disse ele para o canal de TV.

Mapa Rússia invade a Ucrânia - 26.02.2022 - Arte UOL - Arte UOL
Imagem: Arte UOL