Guerra Rússia x Ucrânia hoje: o que se sabe até agora
A guerra entre Rússia e Ucrânia chega hoje ao 47º dia sob o alerta de um possível ataque russo no leste ucraniano. Enquanto a população civil ainda tenta fugir para zonas mais seguras, militares instalam obstáculos nas cidades para impedir o avanço da Rússia.
O fim de semana foi marcado por destruição. Na manhã de domingo (10), pelo menos duas pessoas morreram em Kharkiv, a segunda maior cidade da Ucrânia, após o lançamento de mísseis de alta precisão. Em Dnipro, uma grande cidade industrial de 1 milhão de habitantes, uma chuva de mísseis destruiu o aeroporto local. O número de vítimas ainda é desconhecido.
Durante a noite, na região de Mykolaiv, a cerca de cem quilômetros a nordeste de Odessa, a terceira maior cidade do país e um importante porto estratégico no Mar Negro, sete mísseis caíram, de acordo com o comando militar local.
Nesta segunda-feira (11), o chanceler da Áustria, Karl Nehammer, fez uma reunião presencial com o presidente russo Vladimir Putin, se tornando o primeiro líder da União Europeia a se encontrar com o russo desde o início da invasão à Ucrânia, em 24 de fevereiro.
Confira o que se sabe até agora sobre a situação envolvendo Rússia e Ucrânia:
- A Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte) elaborou um planejamento para ter uma presença militar permanente em suas fronteiras no leste europeu como reflexo da invasão da Rússia à Ucrânia;
- A ONU confirmou a morte de quase dois mil civis durante a guerra Rússia x Ucrânia, além de 2.493 feridos. Dentre os mortos, 150 foram crianças.
- O prefeito da cidade ucraniana de Mariupol alegou, hoje, que 10 mil pessoas civis já foram mortas no município, desde o começo da guerra.
- Número de mortos no ataque a uma estação de trem em Kramatorsk, na região separatista de Donbass, na Ucrânia, subiu para 57, incluindo cinco crianças;
- A organização Unicef sinalizou hoje que 142 crianças já foram mortas durante o conflito, enquanto 229 foram feridas em meio aos bombardeios e ataques.
- O Reino Unido alertou que a Rússia pode utilizar a bomba de fósforo branco em Mariupol. Esta bomba é uma arma incendiária que pode "causar queimaduras graves e a corrosão dos ossos" em humanos;
- O encontro de 75 minutos entre o presidente russo, Vladimir Putin, e o chanceler austríaco, Karl Nehammer, foi "difícil e aberto", mas não "amigável". Antes da reunião, o austríaco prometeu ser duro com Putin;
- O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, fez novo pronunciamento dizendo que a Rússia começou uma "guerra em grande escala" e que agora acusa os ucranianos de serem os "culpados" do conflito;
- Mais dois corpos foram encontrados na região de Kiev após a retirada de tropas russas.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.