Dia 25 da guerra: Israel ataca Hezbollah no Líbano e mais 300 alvos em Gaza
A guerra de Israel contra o grupo extremista Hamas chegou ao 25º dia com novos bombardeios pelas Forças de Defesa de Israel, com pelo menos 300 alvos atingidos. O Exército israelense também atacou posições do Hezbollah no Líbano em resposta à ofensiva do grupo.
Um balanço do Comitê de Proteção dos Jornalistas pelo mundo revelou que mais de 30 profissionais foram mortos no conflito entre Hamas x Israel e ao menos 8 ficaram feridos.
O que aconteceu
As Forças de Defesa de Israel comunicaram, na madrugada desta terça-feira (31), ter atingido uma série de posições do Hezbollah no sul do Líbano. A ação é resposta a disparos de morteiros e a um ataque de mísseis no norte de Israel.
Também foi divulgado pelo governo de Benjamin Netanyahu que cerca de 300 alvos foram atingidos incluindo lançadores de mísseis guiados antitanque e de foguetes, entradas de túneis e complexos militares do Hamas.
Os militares israelenses declararam ter bombardeado a casa do vice-líder do gabinete político do Hamas, Saleh Al-Arouri, na cidade de Arura, perto de Ramallah. Al-Arouri é considerado o líder do Hamas na Cisjordânia. Imagens postadas nas redes sociais mostram a explosão.
De acordo com o The New York Times, as tropas pareciam ter cercado a cidade de Gaza, na noite de segunda-feira, do norte ao sul, mas mantendo a maior parte das forças fora da metrópole, no que foi descrito como "uma espécie de movimento de pinça".
O suposto comandante do batalhão Beit Lahiya do Hamas, Nisam Abu Ajina, foi morto nesta madrugada durante um ataque aéreo no norte da Faixa de Gaza. De acordo com as IDF (sigla em inglês), Abu Ajina foi responsável por comandar os membros do Hamas que realizaram o ataque mortal no Kibutz Erez e Netiv Ha'asara em 7 de outubro.
O anúncio da morte de Abu Ajina foi feito pelo porta-voz das Forças de Defesa, o contra-almirante Daniel Hagari, pelo X, antigo Twitter.
??"? ???"? ????? ?? ???? ???? ??? ????? ?? ????? ????? ????.
-- ???? ???? ????? ???? - Daniel Hagari (@IDFSpokesperson) October 31, 2023
????? ??? ??????? ???? ???????? ?? ??"? ?????, ????? ??? ?? ???? ???? ??? ????? ?????? ??????? ?? ????, ???? ??? ??'???, ??? ???? ?? ??????? ???????? ?? ???? ?-7 ???????? ?????? ??? ?????? ???? ????? >> pic.twitter.com/xFXstgkSQS
Após um alerta de infiltração de drones na cidade de Eilat, relatos na mídia israelense indicam que um projétil, possivelmente lançado do Iêmen, foi interceptado sobre o Mar Vermelho. Os moradores da cidade, que está repleta de israelenses deslocados pelo ataque do Hamas ao sul de Israel e pelos ataques do Hezbollah ao norte, relatam terem ouvido explosões.
Jornalistas mortos no conflito
Um balanço do Comitê de Proteção dos Jornalistas pelo mundo revelou que 31 profissionais foram mortos no conflito Hamas x Israel, e ao menos 8 ficaram feridos.
Além disso, pelo menos 9 jornalistas foram dados como desaparecidos ou detidos. A família de um jornalista da TV Al Jazeera foi morta após ataque aéreo israelense na Faixa de Gaza na semana passada, segundo a emissora.
Deixe seu comentário