Esse conteúdo é antigo

Milei vence em pelo menos 19 de 23 províncias e na capital Buenos Aires

Eleito presidente da Argentina, Javier Milei venceu em ao menos 19 províncias e na capital Buenos Aires. Sergio Massa obteve mais votos em três províncias.

O que aconteceu

Milei foi declarado vencedor das eleições presidenciais da Argentina por volta de 20h20 deste domingo. A apuração dos votos seguia em curso, mas, com cerca de 90% dos votos apurados na altura, estava matematicamente eleito.

Os melhores resultados de Milei foram em Córdoba (74%) e Mendoza (71%).

Milei também foi bem votado em Santa Fé, San Luis e San Juan (mais de 60%), de acordo com dados da Dirección Nacional Electoral da Argentina.

Sergio Massa venceu em Santiago del Estero e Formosa com boa vantagem (68% e 56%, respectivamente). Já na província de Buenos Aires — a mais populosa do país — venceu com margem estreita: 50,7% contra 49,3% de Milei.

Já na província de Chaco, o cenário não estava definido até 00h de segunda-feira. Milei aparecia com 50% contra 49,92% de Massa. O cenário pode mudar, já que a apuração está bem atrasada em uma das regiões onde Massa está muito à frente, com mais de 60% — apenas 81% dos votos computados.

Massa, atual ministro da Economia da Argentina e peronista do União pela Pátria reconheceu a derrota antes do anúncio oficial do resultado pela Dirección Nacional Electoral da Argentina.

Diferença maior que o esperado

Milei recebeu 55,7% dos votos, contra 44,3% de Sergio Massa. Até as 23h30 (horário de Brasília), mais de 99% das urnas haviam sido apuradas.

Continua após a publicidade

A larga diferença entre os candidatos, de mais de 10 pontos percentuais, surpreendeu observadores eleitorais. Pesquisas de intenção de voto mostravam uma distância menor entre os candidatos.

No primeiro turno, Milei havia ficado atrás de Massa. Mas um terço dos eleitores argentinos haviam votado em outros candidatos e eram considerados cruciais para definir o resultado deste domingo.

Em comparação com o primeiro turno, Milei conquistou mais de 6 milhões de votos a mais, um acréscimo de mais de 70%. No primeiro turno, teve 7,88 milhões. No segundo, com pouco mais de 95% dos votos computados, 13,95 milhões.

Já Massa aumentou sua votação em cerca de 1,4 milhão de voto, ganho de menos de 15%. Conquistou 9,6 milhões de votos no primeiro turno. No segundo, pouco mais de 11 milhões, faltando cerca de 5% dos votos para apurar.

Os números mostram que a maior parte dos eleitores que não votaram em nenhum dos dois candidatos no primeiro turno optou por Milei no segundo.

Quem é Milei

Continua após a publicidade

O novo presidente da Argentina é considerado um outsider na política. Foi eleito deputado federal em 2021 e ficou conhecido por participações em talk shows.

Milei se declara "anarcocapitalista", corrente ultraliberal que defende privatizações e ausência do Estado.

Uma de suas propostas polêmicas é dolarizar a economia e abandonar o desvalorizado peso argentino. Já falou em fechar o Banco Central e facilitar a posse de armas de fogo para a população. Chamou as mudanças climáticas de "farsas da esquerda" e considera a educação sexual como uma manobra para destruir a família.

Deixe seu comentário

Só para assinantes