Quais são as próximas etapas das prévias da eleição presidencial dos EUA

A Suprema Corte dos Estados Unidos rejeitou decisão judicial que tirou Donald Trump das urnas no Colorado após ações relacionadas à invasão do Capitólio, em 6 de janeiro de 2021. Isso significa que ele está elegível e aparecerá nas primárias do Colorado como pré-candidato republicano. A decisão também vale para outros estados.

O que aconteceu

A decisão acontece na véspera de uma das datas mais importantes do calendário de primárias das eleições norte-americanas: a Superterça. Nessa data, são realizadas votações simultâneas dos partidos Republicanos e Democratas em 15 estados.

A única concorrente de Trump dentro do partido é Nikki Haley. A republicana de 51 anos governou a Carolina do Sul por sete. Em sua primeira vitória, tornou-se a governadora mais jovem da história do estado.

Haley venceu as primárias republicanas em Washington, capital dos EUA, ontem. Foi a primeira vitória dela sobre Trump.

Trump comemorou a decisão da Suprema Corte: "Grande vitória para a América!". A manifestação foi feita em sua rede social, a Truth Social.

As prévias americanas acontecem até o meio do ano e apontam os candidatos que disputarão a presidência nas eleições de 5 de novembro. A primeira prévia republicana aconteceu no dia 15 de janeiro em Iowa e Trump venceu com folga os demais candidatos.

Republicanos x democratas

O sistema político americano gira em torno de dois grandes partidos: Democrata e Republicano, mas há outras candidaturas. Os nomes mais cotados para as eleições neste ano são Joe Biden e Donald Trump, respectivamente.

Na avaliação de Lucas Martins, professor e doutorando na Universidade de Temple, as candidaturas alternativas acabam ameaçando mais Biden do que Trump. "Não existe nenhum candidato independente que represente o conservadorismo, mas na esquerda mais centrista, esses candidatos existem. É o caso do Robert Kennedy Junior, que não tem chances de ganhar, mas é uma das grandes ameaças para Biden, já que a permanência dele na corrida eleitoral tira votos dos democratas que iriam para Biden", reforça.

Continua após a publicidade

Mesmo na busca por reeleição, Biden precisa ser sabatinado pelo partido por meio das primárias e da convenção nacional. "É muito raro que um presidente que esteja no cargo seja desafiado dentro do seu próprio partido, a não ser que a chance de perder seja gigantesca, como aconteceu com Jimmy Carter", diz Martins.

O que são caucus

A maioria dos estados realiza primárias — quando os eleitores podem votar em qualquer horário durante todo o dia estipulado. Há ainda a opção de voto ausente pelos correios, por exemplo. Já em alguns estados, como Iowa, acontecem os caucus.

No caso dos republicanos, os caucus são encontros com horário e local marcados, onde são realizados os discursos e as votações. Quando há caucus dos democratas, os eleitores expressam o apoio escolhendo a posição na sala. De um lado, um candidato. Do outro, o outro candidato.

O caucus é totalmente organizado pelos partidos e somente as pessoas registradas na sigla podem participar, enquanto as prévias são geralmente dirigidas pelos estados. Nessa fase, os eleitores ajudam a escolher quem vai ser o candidato de cada partido nas eleições gerais. Os vencedores ganham delegados, que representam o partido nas convenções nacionais.

Americanos não escolhem candidatos nem presidente de forma direta. A decisão fica a cargo dos delegados que formam o chamado Colégio Eleitoral, composto por 538 pessoas. Assume a Casa Branca quem conseguir maioria, ou seja, pelo menos 270 votos.

O que vem depois?

Depois das votações estaduais, o vencedor é oficialmente indicado na convenção do partido. A Convenção Republicana vai ser realizada de 15 a 18 de julho em Milwaukee, no Wisconsin. E a Democrata, de 19 a 22 de agosto, em Chicago.

Continua após a publicidade

Há também a definição dos vices das chapas. No caso do Biden, a vice será mais uma vez será Kamala Harris. No caso de Trump, o cargo ainda está em aberto.

A partir de setembro, acontecem os debates presidenciais televisionados e a eleição geral será em novembro.

Deixe seu comentário

Só para assinantes