Marinha recolhe óleo em Vitória (ES) e encaminha para análise
Resumo da notícia
- Marinha encontrou vestígios de óleo em Vitória
- É a 1ª vez que material é achado na capital do ES
- Marinha encaminhou amostras para análise em Arraial do Cabo
A Marinha do Brasil encontrou fragmentos de óleo no litoral de Vitória, capital do Espírito Santo. Como é a primeira vez que esses vestígios foram recolhidos na praia de Camburi, o material foi encaminhado para uma análise que irá confirmar se a substância é a mesma que contaminou as praias do Nordeste.
Ao UOL, a assessoria de imprensa da Marinha informou que os fragmentos foram encontrados ontem.
"A gente fez o recolhimento na própria praia", informou a assessoria. "Temos uma estrutura em Arrail do Cabo (RJ), onde se faz a verificação." Os militares afirmam que a "análise é rápida", mas prefere não prever uma data para comunicar os resultados.
Pequenas manchas de óleo foram encontradas pela primeira vez em uma praia da Grande Vitória na quinta-feira (14). "Não fazemos barreiras de contenção porque o óleo é mais denso do que a água e passa por baixo da barreira. Além disso, ele só vem à superfície após a rebentação."
Até agora, a presença de óleo no Espírito Santo foi confirmada pelo Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) em 13 praias dos municípios de São Mateus, Linhares, Conceição da Barra e Aracruz, todas cidades no Norte do estado.
Óleo reaparece no Piauí
A força-tarefa que trabalha no caso confirmou ontem (15) o aparecimento de novas manchas de óleo no Piauí.
O material foi encontrado em praias de Ilha Grande e Parnaíba. Na quinta-feira, 14, já haviam sido registradas manchas em Luís Correia, onde a praia de Atalaia foi decretada imprópria para banho pela secretaria estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos.
Segundo nota divulgada nesta sexta-feira pela força-tarefa, já foram recolhidas cerca de 4.500 toneladas de resíduos de óleo.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.