Topo

Esse conteúdo é antigo

Mourão diz que desmatamento da Amazônia em maio caiu ao mínimo histórico

Vice-presidente Hamilton Mourão durante coletiva de imprensa - Wallace Martins/Futura Press/Estadão Conteúdo
Vice-presidente Hamilton Mourão durante coletiva de imprensa Imagem: Wallace Martins/Futura Press/Estadão Conteúdo

De Lisandra Paraguassu*

Brasília

09/06/2020 09h43Atualizada em 09/06/2020 10h22

O desmatamento da Amazônia em maio caiu para o menor nível histórico, disse hoje o vice-presidente Hamilton Mourão durante reunião do Conselho de Governo do presidente Jair Bolsonaro (sem partido).

Apesar de citar a queda, Mourão não citou nenhum dado para exemplificar a situação.

Na fala, o vice, que também preside o Conselho da Amazônia, disse que a meta do governo é reduzir ao mínimo as queimadas na floresta.

"O desmatamento no mês de maio caiu ao mínimo comparado com anos anteriores. Então o nosso primeiro objetivo foi conquistado. O segundo é nós não permitirmos que no segundo semestre ocorram as queimadas na extensão que ocorreram no ano passado. Então a meta para o nosso governo é termos um número de queimadas inferior ao mínimo histórico", disse o vice-presidente.

Mourão reconheceu que após o fim da atuação dos militares na Amazônia para conter as queimadas e o desmatamento no ano passado, os desmatadores retomaram suas ações e a devastação da floresta aumentou, o que levou o governo a novamente mobilizar as Forças Armadas em uma operação de garantia da lei e da ordem para conter o desmatamento na região.

Apesar da fala de Mourão, um balanço divulgado na sexta-feira (5) pelo sistema Deter, do Inpe (Instituto de Pesquisas Espaciais), mostrou que o desmatamento na Amazônia vem crescendo. Em relação ao mês anterior, houve aumento de 34% dos alertas de corte raso em maio, em comparação com abril. Já do período de agosto de 2019 a 28 de maio de 2020, alertas apontaram para uma área desmatada de 6.064 km².

*Com informações do UOL