Topo

Esse conteúdo é antigo

Nova espécie de sapo é batizada com homenagem a Greta Thunberg

Pristimantis gretathunbergae, espécie de sapo que recebeu nome em homenagem à ativista Greta Thunberg - Reprodução/ZooKeys
Pristimantis gretathunbergae, espécie de sapo que recebeu nome em homenagem à ativista Greta Thunberg Imagem: Reprodução/ZooKeys

Do UOL, em Brasília

11/01/2022 14h56

Com olhos grandes e distintos, uma nova espécie de sapo encontrada na floresta de Cerro Chucantí, no Panamá, recebeu o nome de Pristimantis gretathunbergae, em homenagem à ativista ambiental Greta Thunberg.

O tipo gretathunbergae pode ser distinguido pelos olhos escuros, lábio superior branco e cabeça grande. Segundo a publicação dos pesquisadores na revista ZooKeys, esse sapo é uma esperança no auxílio da preservação da ecologia da floresta Chucantí.

No entanto, a preocupação dos estudiosos é que o habitat do Pristimantis gretathunbergae, assim como dos demais animais na mata Chucantí, já esteja ameaçado.

"Cerro Chucantí e as montanhas circundantes de Maje são altamente ameaçadas pela rápida desflorestação e substituídas por plantações e pastagens de gado", alertaram os pesquisadores responsáveis pela descoberta.

Dessa forma, o nome da sueca Greta Thunberg é também um apelo pela preservação da natureza. A voz dela "é essencial se quisermos reverter e manter um ambiente saudável no planeta que todos partilhamos", falaram os cientistas.

Outras espécies do gênero Pristimantis podem ser econtradas em Honduras, Colômbia, Bolívia, norte da Argentina e Brasil.