Recife de corais com espécies de até 2m de diâmetro é descoberto no Taiti
Um novo recife de corais foi descoberto por meio de uma missão científica apoiada pela UNESCO (Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura) na costa do Taiti. Segundo a instituição, a formação marinha pode ser considerada uma das maiores do mundo. No local, é possível observar corais gigantes em formatos de rosas que têm até 2 metros de diâmetro.
O recife está localizado entre 30 e 65 metros abaixo do nível do mar e tem cerca de 3 km de extensão com até 65 metros de largura, informou a Unesco — que também apontou que este é um dos arrecifes mais extensos e saudáveis do mundo. A agência ainda acrescenta que maioria dessas formações estão a 25 metros de profundidade e, por isso, a descoberta sugere existam "muitos recifes de corais bem abaixo de 30 metros, na área conhecida como 'a zona do crepúsculo do oceano'".
A expedição fez parte do projeto global da Unesco de mapear os oceanos. A equipe enviada ao Taiti mergulhou cerca de 200 horas para estudar o local e mais investigações estão sendo planejadas para os próximos meses.
"A descoberta notável no Taiti demonstra o trabalho incrível de cientistas que estão ampliando os conhecimentos sobre tudo o que se encontra nas profundezas", declarou ontem a diretora-geral da Unesco, Audrey Azoulay, em Paris. Segundo ela, até o momento, apenas 20% de todo o relevo ocêanico foi mapeado.
Ainda, de acordo com a Unesco, os organismos que vivem nos corais são importantes para pesquisas na área da medicina e as próprias estruturas têm importante impacto, pois ajudam na proteção da erosão costeira e até em relação a tsunamis.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.