6 toneladas e boca enorme: o tubarão-elefante que surpreendeu em Portugal
A Marinha portuguesa divulgou fotos de um tubarão-elefante visto no parque de Viana do Castelo, no último domingo (16). O registro do animal viralizou nas redes sociais, principalmente por causa da sua enorme boca.
Saiba mais sobre o tubarão-elefante:
O nome científico da espécie é Cetorhinus maximus. Além de tubarão-elefante, o animal também é conhecido como tubarão-frade e tubarão-peregrino.
É considerada a segunda maior espécie de tubarão do mundo. Apenas o tubarão-baleia é maior.
Pode atingir dez metros de comprimento e pesar entre quatro e seis toneladas. Somente sua boca, quando aberta, pode chegar a medir um metro de diâmetro.
Pode ser encontrado em todo o planeta e não representam uma ameaça para os seres humanos. Isso porque sua dieta é baseada em zooplancton e alguns peixes pequenos, por meio de filtração.
De acordo com especialistas, a espécie pode filtrar mais de 2 mil toneladas de água por hora e se deslocar a 3,6 km/h. Apesar da lentidão, a espécie tem o hábito de saltar fora d'água, a exemplo do que fazem os golfinhos, e não mostram receio de se aproximar de pessoas ou embarcações.
Passa cerca de 90% do tempo nas profundezas do oceano e apenas 10% na superfície, segundo a National Geographic.
A espécie era considerada solitária, mas um estudo publicado em 2018 no Journal of Fish Biology relatou que biólogos documentaram dez avistamentos de grandes grupos de tubarões-elefante entre 1980 e 2013. O maior deles aconteceu em novembro de 2013, na região da Nova Inglaterra (EUA), quando foram avistados cerca de 1,4 mil tubarões-elefante.
Deixe seu comentário