Topo

Queda de popularidade de Dilma é "natural", diz Gilberto Carvalho

Fernanda Calgaro

Do UOL, em Brasília

17/07/2013 13h34

O ministro da Secretaria Geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho, minimizou nesta quarta-feira (17) a queda de popularidade da presidente Dilma Rousseff nas últimas pesquisas de opinião e disse que isso é “natural” diante do momento político.

“Houve um momento político na sociedade, houve uma mobilização muito grande, foram explicitadas muitas críticas e é natural que isso ocorra, como aconteceu já no outro governo nosso”, disse, referindo-se ao governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Carvalho disse ainda que a ordem da presidente foi para que seus auxiliares no governo se empenhassem ainda mais. “O importante é a ordem que a presidenta Dilma nos deu, que é seguir não só trabalhando, mas trabalhando muito mais, com muito mais afinco, entregando, um governo de entrega, isso foi a determinação que ela nos deu.”

Pesquisa da CNT em parceria com o instituto MDA divulgada ontem mostra que a avaliação positiva do governo Dilma desabou de 54,2% em junho para 31,3% em julho. Os pesquisadores mostram que 38,7% consideram o governo Dilma regular (este índice era de 35,6% em junho) e 29,5% têm avaliação negativa -- este percentual era de apenas 9% em junho.

Já a aprovação pessoal de Dilma caiu de 73,7% em junho para 49,3% em julho, segundo a pesquisa.

O Datafolha também detectou que a avaliação positiva do governo da petista caiu 27 pontos em três semanas.

De acordo com a pesquisa, 84,3% da população aprova as manifestações que têm ocorrido no país desde junho. 

Ao lado de outros ministros e da própria Dilma, Carvalho participou do Seminário Internacional do Desenvolvimento, no Itamaraty, evento que marca os dez anos do CDES (Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social), conhecido também como “Conselhão”.