Topo

'Grande amigo, compadre e irmão', diz Lula sobre Déda

Caixão com o corpo do governador de Sergipe, Marcelo Déda (PT), deixa o hospital Sírio Libanês, em São Paulo, na manhã desta segunda- feira (2) - Nelson Antoine/ Foto Arena/Estadão Conteúdo
Caixão com o corpo do governador de Sergipe, Marcelo Déda (PT), deixa o hospital Sírio Libanês, em São Paulo, na manhã desta segunda- feira (2) Imagem: Nelson Antoine/ Foto Arena/Estadão Conteúdo

Ivan Richard

Da Agência Brasil, em Brasília

02/12/2013 16h15

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse que perdeu um “grande amigo, compadre e irmão” com a morte do governador de Sergipe, Marcelo Déda (PT), vítima de um câncer gastrointestinal. Em nota divulgada no Instituto Lula, e assinada também pela Dona Marisa Letícia, o ex-presidente exalta a trajetória política do governador.

Para Lula, Déda foi um exemplo de “dignidade e compromisso público na atividade política”. “Sergipe perdeu um grande governador, o Brasil perdeu um excepcional homem público e Marisa e eu perdemos também um grande amigo, compadre e irmão”, diz trecho do documento.

O ex-presidente ressalta que o governador de Sergipe ajudou a construir o PT e “teve uma trajetória brilhante como representante do povo na Assembleia Legislativa [de Segipe], na Câmara dos Deputados, como prefeito de Aracaju e finalmente como governador de Sergipe, sempre com sua atenção voltada aos mais pobres e ao desenvolvimento do seu estado”.

Após cinco anos de luta contra um câncer no intestino, Déda morreu na madruga de hoje, aos 53 anos, no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, onde estava internado desde o dia 27 de maio. Casado duas vezes, o governador deixa cinco filhos.