TV: Justiça proíbe prefeitura do Rio de barrar jornalistas do Grupo Globo
Uma liminar do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro proibiu a prefeitura do Rio de barrar profissionais do Grupo Globo em eventos abertos à imprensa. A liminar foi concedida pela juíza Alessandra Cristina Túfesson a pedido da Globo.
A Justiça determina ainda que o município dê aos profissionais do Grupo Globo todas as informações que forem divulgadas à imprensa de modo geral.
A multa, caso descumpra a decisão, é de R$ 10 mil.
Ao UOL, a assessoria da prefeitura disse que ainda não foi notificada e que, por isso, não poderia comentar o assunto.
Crivella vetou a entrada do Grupo Globo para cobertura jornalística do evento em que anunciaria o repasse de R$ 152 mi do governo federa à saúde do Rio, na semana passada.
Repórteres e cinegrafistas da TV Globo, Globo News, rádio CBN e o portal G1 foram impedidos pela Guarda Municipal de entrar no Palácio da Cidade. O prefeito já havia barrado o acesso da reportagem do jornal O Globo em entrevista à imprensa sobre o Réveillon duas semanas atrás.
O Grupo Globo definiu a atitude do prefeito como "autoritária e antidemocrática" e garantiu que noticiará o que for relevante sobre o anúncio de verbas. O UOL procurou a prefeitura na ocasião, mas não obteve retorno. Crivella nega a existência de crise na saúde do município.
Durante o anúncio, o prefeito não comentou diretamente o veto ao Grupo Globo, mas seu discurso foi pontuado por críticas à empresa de comunicação.
"Quando eu vou falar com o senador [em referência a Flávio Bolsonaro], ele ouve isso [sobre o problema na saúde]. Ele se solidariza. Ele diz: 'Eu tenho que ajudar o Crivella'. Diferente, por exemplo da mídia, sobretudo Globo, que acha aí uma razão de vilipendiar. Ajuda? Não, não ajuda. Eles usam uma estratégia, ameaças, chantagens. Nem sei o porquê, senador", discursou.
"De críticos, eu já tenho muitos. É só assistir ao RJTV primeira edição, ao RJTV segunda edição. Todo dia, é uma coisa impressionante", afirmou ainda mais tarde, tirando risos dos presentes.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.